Scott McNealy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Scott McNealy
Scott McNealy
Nascimento 13 de novembro de 1954 (69 anos)
Columbus
Cidadania Estados Unidos
Filho(a)(s) Maverick McNealy
Alma mater
Ocupação cientista de computação, empresário
Prêmios
  • Fellow of the British Computer Society

Scott G. McNealy (Columbus, Indiana, 13 de novembro de 1954) foi o presidente e CEO da Sun Microsystems,[1] companhia que ele co-fundou em 1982 ao lado de Vinod Khosla, Bill Joy e Andy Bechtolsheim. Sun Microsystems, junto com companhias como Silicon Graphics, 3Com e Oracle Corporation, foi parte de uma segunda onda de empresas startup de sucesso no Silicon Valley, na Califórnia, durante o início e meio da década de 1980.[2]

Diferentemente da maioria das pessoas envolvidas em empresas de alta tecnologia, Scott McNealy não vem do mundo de programadores amadores, hackers e cientistas da computação. Em vez disso, sua experiência é do mundo de negócios, tendo se graduado na Universidade de Harvard com um Bachelor of Arts em Economia. Concluiu seu mestrado (MBA) na Stanford Graduate School of Business. Na Universidade de Stanford, McNealy encontrou Khosla, Joy e Bechtolsheim e ajudou a fornecer a liderança organizadora e em negócios necessária à recém-formada Sun Microsystems. McNealy é um dos poucos CEOs das maiores corporações a estar no posto por mais de 20 anos.[1]

McNealy é conhecido pela sua relação turbulenta com a adversária Microsoft e o fundador dela, Bill Gates, sobre quem ele regularmente faz comentários provocadores.

McNealy também é conhecido por ter dito (em 1999): You have zero privacy anyway, get over it. (Você tem privacidade zero de qualquer maneira, acostume-se com isso).

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Scott McNealy

Em 27 de Janeiro de 2010 a Sun Microsystems foi adquirida pela Oracle Corporation, numa transação de US$ 7,4 bilhões. Um mês depois ela foi fundida com a Oracle USA, Inc. para se tornar a Oracle America, Inc. Em 2010 McNealy ajudou a fundar e se juntou como presidente do conselho à empresa Waying, baseada em Denver. Também fundou a ONG focada em educação Curriki [(ver na Wikipedia em inglês)].

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b Sun Microsystems. «Bio de Scott McNealy». Consultado em 28 de julho de 2012  Parâmetro desconhecido |arquivoweb= ignorado (ajuda)(em inglês)
  2. "Scott McNealy and Sun Microsystems", Center for Management Research, Case Code LDEN039, 2006 [1](em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Scott McNealy