SPARC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

SPARC (acrónimo para Scalable Processor ARChitecture, significa Arquitectura de Processadores Escaláveis) é uma arquitectura de processador aberta desenvolvida pela Sun em 1985 baseada na arquitectura RISC. A empresa desenvolveu a sua própria implementação SPARC (UltraSPARC) e também licenciou a arquitectura para outros fabricantes, como a Fujitsu, para que produzissem processadores compatíveis. A arquitectura SPARC é inspirada na máquina RISC I de Berkeley, e o seu conjunto de instruções e organização de registros é fortemente baseado no modelo RISC de Berkeley.

A plataforma SPARC foi muito utilizada em institutos de pesquisa, principalmente na area de bioengenharia, onde auxiliou a sequenciar o genoma humano.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970, os Unixes eram muito populares nas universidades, mas nenhum computador pessoal era capaz de executá-los. Alunos de tais universidades eram obrigados a utilizar sistemas de tempo compartilhado, executando nos DEC PDP-11, VAX (muitas vezes sobrecarregados).

Motivado (entenda-se: frustrado) por esta situação, o estudante alemão Andy Bechtolsheim, durante sua pós-graduação em Stanford (1981), constrói uma estação de trabalho a partir de peças e componentes encontrados no mercado. Esta máquina, utilizando uma CPU Motorola 68020, recebeu a alcunha 'SUN-1' (de Stanford University Network).

Vinod Khosla, indiano graduado em Stanford, viu nestas máquinas uma boa oportunidade de negócios. Juntamente com Bill Joy e Scott McNealy, fundaram a Sun Microsystems em 1982.

Até meados de 1987, os quatro empresários resolveram projetar uma CPU, em vez de se utilizar das Motorola. Assim nasceu o SPARC, uma arquitetura baseada no projeto RISC II, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.