Sekihan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um prato de Sekihan.

Sekihan (赤飯 ?), literalmente arroz vermelho, é um prato tradicional japonês. O sekihan é feito de arroz mochigome cozido com feijão azuki, o que dá uma cor vermelha ao prato, de onde vem seu nome.[1]

O sekihan é normalmente servido em ocasiões especiais durante o ano no Japão, tais como aniversários, casamentos e algumas festas, como a Shichi-Go-San. [2] O sekihan é tão conectado com as celebrações que a frase Vamos comer sekihan adquiriu um significado de Vamos comemorar. Acredita-se que o sekihan é usado em celebrações porque sua cor vermelha simboliza, na cultura japonesa, a felicidade. Em algumas regiões, é degustado quando uma jovem mulher tem sua primeira menstruação, sugerindo uma outra origem para a tradição.

Normalmente ele é comido logo após cozinhar, mas também pode ser servido à temperatura natural, como em um bentō (marmita). O sekihan tradicionalmente é comido com gomashio, uma mistura de sal e gergelim levemente tostado.

Referências

  1. Tsuji, Shizuo; M.F.K. Fisher. Japanese Cooking: A Simple Art. 25. ed. [S.l.]: Kodansha International. 280-281 pp. ISBN 9784770030498.
  2. Tsuji, Shizuo; M.F.K. Fisher. Japanese Cooking: A Simple Art. 25. ed. [S.l.]: Kodansha International. 280-281 pp. ISBN 9784770030498.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sekihan
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.