Sentosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Idiomas
Este artigo ou seção foi traduzido de um projecto Wikipédia noutro idioma. Esta barra serve como referência para este artigo.
Localização de Sentosa em Singapura
Panorama da Praia Sentosa Siloso

Sentosa, que significa paz e tranquilidade em língua malaia, é uma ilha resort popular em Singapura, visitada por cerca de 5 milhões de pessoas por ano. As atrações incluem uma praia de 2 km, o Forte Siloso, 2 campos de golfe e 2 hotéis de 5 estrelas.

História[editar | editar código-fonte]

Antes de 1945[editar | editar código-fonte]

No século XIX, a ilha foi considerada importante por proteger a passagem para Keppel Harbour. Planos para fortificar a ilha como parte do plano de defesa para Singapura foram elaborados em 1827, mas algumas fortificações atualmente existentes remontam até 1880, quando o rápido crescimento do porto levou à preocupação com a proteção das unidades populacionais contra o ataque inimigo. Os fortes construídos na ilha foram o Forte Siloso, o Forte Serapong, o Forte Connaught e o Monte Imbiah.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi um fortaleza militar britânica. Os britânicos criaram armas de artilharia no Forte Siloso que estavam apontadas para Sul, face ao mar na expectativa de um assalto japonês. Contudo, os japoneses invadiram eventualmente e capturaram Singapura a partir do norte, depois de fazerem o mesmo a Malaya (conhecida agora como Malásia Peninsular). A seguir à rendição das Forças Aliadas, a 15 de fevereiro de 1942, a ilha tornou.se um campo de prisioneiros de guerra, albergando os presos australianos e britânicos dos japoneses.

Durante a Ocupação japonesa, sob a operação Sook Ching, os chineses que eram suspeitos, muitas vezes arbitrariamente, de estarem envolvidos em atividades anti-japonesas foram brutalmente assassinados. A praia em Pulau Blakang Mati foi um dos campos de assassínio.

1945-1972[editar | editar código-fonte]

Depois da rendição japonesa em 1945 e o regresso à lei britânica, a ilha tornou-se a base do 1º Regimento Singapurano de Artilharia Real (1º SRRA) em 1947. Outros listados locais de Singapura foram enviados para a ilha para treino básico militar para as unidades da Armada britânica em Singapura.

Dez anos depois, o 1º SRRA foi dissolvido e as armas desmanteladas. A artilharia da costa foi substituída por unidades de infantaria de Gurkha, primeiro pelas 2ª a 7ª unidades de infantaria Gurkha Duque de Edimburgo e mais tarde pelas 2º a 10º unidades de infantaria do Princesa Mary. O Forte Siloso e o Forte Serapong tornaram-se recordação católica e uma igreja Protestante respetivamente. O Forte Connaught foi deixado em ruínas.

No início de 1960, durante o Confronto Indonésio, a 2ª a 10ª unidades defenderam a ilha contra os sabotadores indonésios. Com o fim do Confronto em 1966 e a saída das unidades Gurkha da ilha, os britânicos deram Sentosa às Forças Armadas de Singapura do novo Governo independente de Singapura em 1967.

Em 1967, o Forte Pulau Blakang Mati tornou-se a base da Força Naval Voluntária de Singapura, que foi deslocada para aqui da sua antiga base, na Bacia Telok Ayer. A Escola de Treino Marítimo foi também mudada aqui, como o primeiro Centro Médico Naval.

Em 1970, o governo decidiu desenvolver a ilha para um resort para os visitantes locais e turistas

1972-Presente[editar | editar código-fonte]

A ilha mudou de nome para “Sentosa” em 1972, que significa paz e tranquilidade em Malaio, de uma sugestão do público. A Corporação de Desenvolvimento de Sentosa foi formada e incorporada a 1 de Setembro de 1972 para supervisionar o desenvolvimento da ilha. Desde então, uns 420 milhões de Dólares Singapuranos (DS)de capitais privados e outros 500 milhões de DS de fundos governamentais foram investidos no desenvolvimento da ilha.

Em 1974, o sistema de teleférico de Singapura foi construído, ligando Sentosa ao Monte Faber. Uma série de atrações foi aberta subsequentemente para os visitantes incluindo o Forte Siloso, o museu de guerra Câmara do Rendimento, a Fonte Musical, e Mundo Submarino. Uma ponte istmo foi aberto em 1992, ligando Sentosa à terra principal.

O sistema mono carril de Sentosa foi aberto em 1982 para transportar os visitantes para as várias estações localizadas à volta da ilha. A 16 de Março de 2005, o serviço de mono carril foi desativado para dar lugar ao novo Expresso Sentosa, que começou operações em Janeiro de 2007.

Atrações[editar | editar código-fonte]

Sentosa oferece várias atrações, museus e outras instalações para oferecer uma variedade de experiências, recreação e entretenimento aos visitantes.

Tiger Sky Tower[editar | editar código-fonte]

A Tiger Sky Tower (anteriormente conhecida como Carlsberg Sky Tower) é a mais alta torre de observação livre na Ásia. Com uma altura de 110 metros acima do chão, e 131 metros acima do nível do mar, oferece aos visitantes uma vista panorâmica de Sentosa, Singapura, e as Ilhas do Sul. Num dia limpo, a vista estende-se a partes da Malásia e da Indonésia. No rés-do-chão, os visitantes entram numa larga cabine com forma de disco com ar condicionado, equipada com janelas de vidro a toda a volta. A cabine gira então lentamente, enquanto ascende a coluna da torre. A cabine tem uma capacidade para 72 visitantes.

A Sky Tower foi aberta a 7 de Fevereiro de 2004, está situada na zona Imbiah Lookout no centro de Sentosa e o acesso pode ser feito por teleférico, pelo Expresso de Sentosa ou por autocarro.

Parque das Borboletas e o Reino dos Insetos[editar | editar código-fonte]

O Parque das Borboletas é um jardim com mais de 15 mil borboletas vivas, representando mais de 50 espécies. A habitar num conservatório fresco ao ar livre, as borboletas medem de 25 mm (a espécie Eurema sari) a 150 mm (a espécie Papilio iswara).

O Reino dos Insetos é a casa de cerca de 3 mil espécies de insetos raros de todo o mundo, incluído o escaravelho de 160 mm "Dybastes Hercules".

Mundo subaquático e Lagoa dos Golfinhos[editar | editar código-fonte]

O Mundo Subaquático é um oceanário localizado na parte Oeste de Sentosa. Aberto em 1991, o museu vivo tem mais de 2 500 animais marinhos e de água doce de 250 espécies de diferentes regiões do mundo. O oceanário é debaixo de terra e tem um elevador com o comprimento de 83 metros que move os visitantes ao longo do túnel com janela de vidro submerso no qual se pode observar uma variedade de vida marinha incluído um recife de coral, enguias, tartarugas, tubarões e outros peixes. No programa "Mergulhar com os Tubarões" os visitantes podem mergulhar no grande oceanário, mesmo se não estão qualificados. Os mergulhadores qualificados podem também "Mergulhar com o Dugong".

O Mundo Subaquático também inclui uma Lagoa de Golfinhos que é a casa de alguns golfinhos de dorso Indo-Pacíficos, também conhecidos como os golfinhos cor-de-rosa. Muitas sessões de "Conhecer os Golfinhos" são realizadas para permitir os visitantes entrar na piscina e interagir com os golfinhos em estreita proximidade. Um programa mais envolvente, "Nadar com os Golfinhos", onde os visitantes podem interagir extensivamente com os golfinhos, está também disponível.

Músicas do Mar[editar | editar código-fonte]

O espetáculo Músicas do Mar, iniciado a 26 de Março de 2007, substituiu o espetáculo Fonte Musical. Este representou um investimento de 30 milhões de dólares por Sentosa para melhorar a sua oferta de produto de entretenimento e para atrair mais turistas. Este é único espetáculo permanente do Mundo localizado no mar - espetaculares exibições pirotécnicas, um live cast e uma galeria ao ar livre que pode acomodar confortavelmente 2 500 visitantes. O espetáculo decorre entre as 19h40 e as 20h40 e mais 25 minutos. Um bilhete custa 8 dólares de Singapura por pessoa e é requerida para o espetáculo.

Sentosa 4D Magix[editar | editar código-fonte]

TO Sentosa 4D Magix é o primeiro teatro de 4 dimensões da Singapura e da Ásia Sudeste. Aberto em Janeiro de 2006 com um custo de 3.5 milhões de dólares de Singapura (DS), o teatro está equipado com projeção Digital Projection topo de gama e um sistema de som DTS 6.1. O ponto alto do teatro são os bancos especiais. Cada lugar, que custa 10 mil DS, está equipado com efeitos especiais: altifalantes incorporados, vibração dos bancos, toques nas pernas dos espetadores, características aquáticas e uma base que se agita. O efeito de movimento é recebido diretamente por cada um pelo banco controlado individual. O teatro inteiro e todos os efeitos estão coordenados com um sistema de controlo do espectáculo que assegura uma coordenação precisa de efeitos especiais do espetáculo. Actualmente, o único espetáculo de 4D é o "Pirates". Este é uma comédia de aventura onde os espetadores juntam-se às desventuras do Capitão Lucky e a sua tripulação pirata na sua busca pelo tesouro perdido. O espetáculo totalmente automático dura só 15 minutos. A procura inicia-se e descobre que cerca de 15 minutos, o público não será capaz de atentar nas surpresas do teatro. Este é diferente de um filme normal onde o público está sentado nos 90 minutos.

Cineblast[editar | editar código-fonte]

Aberto em Junho de 2007, o Cineblast é o único cinema do género em Singapura. Equipado com a última projeção de alta definição wide-screen, tecnologias digitais e 6 sistemas de movimento topo de gama, tecnologia de som e luz única que é encontrada em parques temáticos como o Universal Studios nos Estados Unidos, a simulação de uma "volta" de cinema, irá levar os espetadores a um show antes da volta que excitará os visitantes antes da volta, antes de transportar os visitantes para um mundo virtual de experiências emocionantes. Os clientes ficarão sentados em cápsulas de 6, com cada cápsula a custar 150 mil dólares de Singapura (DS), estabelecendo os custos de todas as cápsulas do Cineblast acima de 1 milhão de DS.

Forte Siloso[editar | editar código-fonte]

O remodelado Forte Siloso, hoje no oeste da ilha mantém as armas do preservado Forte Siloso que guardaram as aproximações ocidentais a Singapura durante a 2ª Guerra Mundial. O Forte Siloso foi construído pelos britânicos em 1880 para guardar a entrada ocidental para Keppel Harbour. Este foi mais tarde modernizado e por 1939 foi armado com metralhadoras Mark2 de 6 polegadas e 2 metralhadoras de fogo rápido de 12 libras. O Forte Siloso é agora a única bateria de metralhadoras sobrevivente na costa, de 12 do género que faziam a Fortaleza de Singapura no início da guerra.

Os bunkers de munições, quartéis, túneis, e posições de artilharia do forte estão agora abertas aos visitantes, como atrações de temas militares. Também na coleção de armas de artilharia datadas do século XVII até à 2ª Guerra Mundial. Réplicas ao tamanho real dos soldados britânicos e outras pessoas foram mostradas para retratar a vida no forte no passado. Há também uma exibição com uma larga coleção de fotografias, documentos e clipes de filmes.

O forte serviu como sítio de internamento do preso político singapurano Chia Thye Poh no período entre 1989 e 1993.

Merlion[editar | editar código-fonte]

A Estátua Merlion recorda a história do lendário Sang Nila Utama, que viu um leão em Singapura (originalmente conhecida como Temasek) durante a caça. Aberto em 1996, este é o mais alto Merlion em Singapura, com 37 metros. Pode apanhar o elevador no piso térreo para subir ao 12º andar e ver a paisagem.

Sentosa Luge & Skyride[editar | editar código-fonte]

O Sentosa Luge & Skyride é um cart de 3 rodas com direção automática, movido a gravidade. Originário da Nova Zelândia, o cart sem motorista permite descer uma colina ao longo de um percurso de 650 metros na Praia Siloso.

O Trapézio Voador[editar | editar código-fonte]

O Trapézio Voador é uma forma de desporto e recreação que ajuda a desenvolver a mente, o corpo e a coordenação. Também ajuda a perder o medo das alturas.

Sijori Wondergolf[editar | editar código-fonte]

O Sijori Wondergolf é um parque de golfe miniaturais. Tem 54 paisagens juntas em 3 diferentes cursos de 18 buracos.

Atracções Extintas[editar | editar código-fonte]

Ilha da Fantasia[editar | editar código-fonte]

A Ilha da Fantasia foi um parque temático baseado na água em Sentosa. Aberto em 1994 com um custo de 54 milhões de dólares de Singapura, tinha numerosos escorregas de águas e outros recursos. Uma vez um parque muito popular, foi atingido por muitos acidentes, incluindo 2 mortes, e foi fechado a 2 de novembro de 2002.

Terra do Vulcão[editar | editar código-fonte]

A Terra do Vulcão tem um vulcão artificial juntamente com motivos e cenários Maias. O resort integrado será construído por cima deste sítio.

Fonte Musical[editar | editar código-fonte]

Depois de operar durante 25 anos, a Fonte Musical foi para a história de Sentosa quanto teve o último espetáculo a 25 de Março de 2007. Está agora substituída pelo espetáculo Músicas do Mar. Este espetáculo noturno que foi palco no passado de uma fonte de água, com lasers e música. Os efeitos refrativos e refletivos dos lasers contra as partículas da água a partir de várias direções criam uma imagem tridimensional.

Praias[editar | editar código-fonte]

A Ilha meridional de Sentosa, ligada à Praia Palawan pela ponte Sentosa tem uma extensão de praia abrigada de mais de 2 km de comprimento no seu litoral sul, dividido em 3 partes: Praia Palawan, Praia Siloso e Praia Tanjong. Estas praias são artificiais, construídas com areias da Indonésia e Malásia.

Praia Palawan[editar | editar código-fonte]

A Praia Palawan Beach está no centro da costa sul de Sentosa. Existe uma ponte suspensa que conduz a um pequeno ilhéu ao largo da costa, o qual se diz ser o ponto mais meridional da Ásia Continental, ou o ponto asiático mais perto do Equador.

Há muitas barras ao longo da praia oferecendo comida e bebida aos visitantes bem como a Estação de Praia do Expresso de Sentosa.

Praia Siloso[editar | editar código-fonte]

A Praia Siloso está na parte oeste da costa sul e é conhecida como lugar para o voleibol de praia e outras atividades outdoor como a canoagem, skim boarding, ciclismo de montanha ou rollerblading. Tem também outlets de jantar e compras ao longo da praia. O Resort Shangri-La Rasa Sentosa está localizado na parte mais ocidental da Praia Siloso.

Praia Tanjong[editar | editar código-fonte]

A Praia Tanjong é uma parte relativamente mais isolada da costa sul. ast. A praia em forma de crescente é por vezes usada para eventos especiais ou festas.

  • .7{tradução/Referência|en|Sentosa }}