Sermonde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Sermonde  
—  Freguesia  —
Brasão de armas de Sermonde
Brasão de armas
Localização no concelho de Vila Nova de Gaia
Localização no concelho de Vila Nova de Gaia
Sermonde está localizado em: Portugal Continental
Sermonde
Localização de Sermonde em Portugal
41° 02' 57" N 8° 35' 10" O
País  Portugal
Concelho VNG1.png Vila Nova de Gaia
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 1,41 km²
População (2011)
 - Total 1 360
    • Densidade 964,5/km2 
Orago São Pedro

Sermonde é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 1,41 km² de área e 1 360 habitantes (2011). Densidade: 964,5 hab/km². De carácter ainda marcadamente rural, é a freguesia com menos habitantes do concelho.

As origens da freguesia de Sermonde confundem-se com a instituição da paróquia remontando, pelo menos, ao século XII. A primeira referência conhecida surge no testamento de familiares de Heronij Aluitz, no mês de Agosto de 1144, realizado na “ecclesia de seesmundt”, em que o “Monasterio santi de Sesmondj” é doado ao Bispo do Porto, D. Pedro Pitões, na condição de receberem refúgio para remédio das suas almas no caso de algum deles ser vítima de alguma “misseria”.


Igreja[editar | editar código-fonte]

A primitiva igreja utilizada ao longo dos séculos foi substituída pela actual cuja primeira pedra foi colocada a 27 de Janeiro de 1876. A sua bênção e inauguração ocorreu em 29 de Junho de 1877. A habitação adjacente hoje em ruínas, antiga residência paroquial, e terrenos anexos outrora pertencentes ao Mosteiro de Sermonde foram vendidos depois da implantação da República e são hoje propriedade particular. A Igreja de Sermonde tem por orago S. Pedro.

Brasão[editar | editar código-fonte]

As chaves em aspa fazem lembrar São Pedro, orago da freguesia; as espigas de milho querem significar os trabalhos agrícolas; a fonte quer representar e lembrar a fonte da Ameixoeira e outras de menor significado existentes na freguesia; por fim, a lira faz lembrar a tradição musical existente na população desde tempos remotos. Autoria de Luís Moreira (GEPHA). Aprovado em Assembleia de Freguesia a 97/10/07.

Ícone de esboço Este artigo sobre Freguesias, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.