Serviço de mensagens multimídia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

V

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Exemplo de uma mensagem MMS.

Serviço de mensagens multimídia (português brasileiro) ou Serviço de mensagen multimedia (português europeu) (do termo inglês multimedia messaging service ou ainda o acrônimo MMS) é uma tecnologia que permite aos telemóveis enviar e receber mensagens multimédia. O MMS é uma evolução dos SMS que implica a evolução da rede celular tradicional (GSM) para UMTS.

Com o MMS, os usuários poderão enviar e receber mensagens não mais limitados aos 160 caracteres do SMS, bem como poderão enriquecê-las com recursos audiovisuais, como imagens, sons e gráficos.

O MMS foi criado para tirar proveito das tecnologias 2,5G e 3G e obviamente espera pegar carona na popularidade do SMS, principalmente na Europa e Ásia. Alguns analistas acreditam que a migração do SMS para o MMS terá impacto tão grande no mercado de telefonia móvel quanto a transição do DOS para o Windows no mundo dos PCs.

A evolução do SMS para o MMS deverá ser gradual, com funcionalidades sendo adicionadas à medida que o mercado as absorve. Para as operadoras, o MMS será mais uma fonte de receitas, não apenas pelo maior número de bits transmitidos por mensagens, mas pela possibilidade de criação de serviços diferenciados de maior valor agregado.

Em Portugal, os três operadores móveis licenciados já utilizam esta tecnologia. No Brasil, todas as operadoras móveis já disponibilizam este serviço, tanto as GSM,TDMA como CDMA.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.