Shapinsay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shapinsay
Shapinsay locator2.png
Localização da ilha Shapinsay no arquipélago.
59° 03' N 2° 53' O
Geografia física
País Escócia
Arquipélago Órcades
Ponto culminante Ward Hill - 64 m
Área 29,48  km²
Geografia humana
População 300 (2001)

Shapinsay é uma das ilhas do arquipélago de Órcades, na costa norte da Escócia. Há uma vila na ilha, Balfour, onde a balsa de veículos chamada de Supercargueiro Ro-Ro navega até a cidade de Kirkwall, capital do arquipélago na ilha Mainland. O Castelo Balfour, construído em estilo escocês baronial, é uma das características mais proeminentes da ilha, uma lembrança de dominação da família Balfour em Shapinsay durante os séculos XVIII e XIX, os Balfours transformaram a vida na ilha através da introdução de novas técnicas agrícolas. Outros monumentos incluem uma pedra em pé (standing stone), uma torre (broch) da Idade do Ferro, um área subterrâneo.

Com uma área de 29,5 quilômetros quadrados (11,4 milhas quadradas), Shapinsay é a oitavo maior ilha no arquipélago de Órcades. É de baixa altitude e fértil, consequentemente, a maior parte da área está entregue à agricultura. Shapinsay tem duas reservas naturais e é notável pelas aves.[1]

Segundo o censo de 2001, Shapinsay tem uma população de 300 pessoas.[2] A economia da ilha é baseada principalmente na agricultura, com exceção de algumas poucas empresas de pequeno porte que são em grande parte ligada ao turismo. Os planos para a construção de uma turbina eólica estão sob consideração.[3]

Referências

  1. Island Explorations—Shapinsay [ligação inativa] The Orkney Website. Página visitada em 15 de dezembro de 2007. Cópia arquivada em 9 October 2007.
  2. General Register Office for Scotland (28 November 2003) Occasional Paper No 10: Statistics for Inhabited Islands[ligação inativa]. Acessado em 22 de janeiro de 2011.
  3. Shapinsay is positive about the future Orkney Today (20 de setembro de 2007).
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.