Sharjah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sharjah (em árabe: الشارقة Sharjah) é um dos sete emirados que integram desde 1971 os Emirados Árabes Unidos. Estende-se por 16 km da costa do Golfo Pérsico dos Emirados Árabes Unidos, e por mais de 80 km ao interior. É o terceiro emirado em extensão, e o único em ter costas tanto no Golfo Pérsico como no Golfo de Omã. Tem uma população de mais de 891.000 habitantes (2008). O emirado de Sharjah compreende a cidade de Sharjah (a sede do emirado), e outras pequenas vilas e enclaves, como kalba, Dibba Al-Hisn e Khor Fakkan.

História[editar | editar código-fonte]

Historicamente, Sharjah foi uma das populações mais ricas da região estabelecidas em assentamentos de mais de 5000 anos na antigüidade. Sharjah é governada pelo Xeque Sultão al-Qasimi.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Além do território principal, Sharjah tem ainda mais três ilhas na costa oriental, frente ao Golfo de Omã. Estas são Kalba, Khor Fakkan e Dibba al-Hisn. A área total do emirado compreende 2, 590 km², o que equivale a 3.3 por cento do território dos Emirados Árabes Unidos, excluindo-se as ilhas.

O emirado de Sharjah é reconhecido como a Capital Cultural dos Emirados Árabes Unidos. No território de Sharjah podem-se encontrar amplos Oásis. O mais conhecido deles é Dhaid, lugar onde se cultivam uma ampla variedade de frutas e vegetais. Khor Fakkan proporciona a Sharjah de um importante porto na costa leste dos Emirados Árabes Unidos. Sharjah tem jurisdição sobre a ilha Sir Abu Nuáir, e reclama a ilha iraniana de Abu Musa. Sharjah contém o enclave omaní de Madha, dentro do qual se encontra para sua vez um exclave dos EAU, chamado Nahwa.

A capital do emirado Sharjah é homônima ao emirado, localizada frente ao Golfo Pérsico, abriga os principais centros administrativos e comerciais de um grande variedade de projetos culturais, incluindo alguns museus, também é notável por suas numerosas e elegantes mesquitas. Ligações com o mundo exterior são providas pelo Aeroporto Internacional de Sharjah e Porto Khalid.


Ícone de esboço Este artigo sobre os Emirados Árabes Unidos é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.