Sion (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sion (Belo Horizonte)
  Bairro do Brasil  
Vista Noturna de Sion.
Vista Noturna de Sion.
Vista Noturna de Sion.
Localização
Características geográficas
Área total 1,19m²
População total 19,500 hab.
 • Número de eleitores 14,6
 • IDH 0,973
 • Expectativa de vida ao nascer (anos) 80,34
Outras informações
Domicílios 10,8
Alfabetização 100
Energia elétrica (%) 100
Água encanada (%) 100
Coleta de lixo (%) 100
Fonte: PNUD/2000[1]


Placa indicativa da entrada do bairro.

O Sion é um bairro nobre da Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O bairro cresceu em torno do Colégio Nossa Senhora de Sion (atual Colégio Santa Dorotéia).

História[editar | editar código-fonte]

O antigo Colégio Sion, atual Santa Dorotéia, internato religioso para meninas, filhas de famílias tradicionais mineiras, serviu de inspiração para o nome do bairro, que teve sua primeira planta aprovada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1928. Na época, as dificuldades de acesso e a distância do centro urbano fizeram com que o lugar ficasse quase isolado, até sua expansão, a partir dos anos 40 e 50.

Sua população é basicamente composta por pessoas de classe média alta. Sendo também encontrada no bairro a comunidade de baixa renda Vila Acaba Mundo, localizada próxima ao Parque Municipal Juscelino Kubitschek (Praça JK), com cerca de 350 domicílios e uma população estimada de 19.700 pessoas (segundo o censo de 2010).

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

O bairro Sion é equipado com boa infraestrutura comercial, de lazer, escolas públicas e particulares, praças e parques bem conservados. A proximidade com a Savassi e o acesso pelas Avenidas Nossa Senhora do Carmo e Afonso Pena contribuem para a valorização comercial do bairro.

Lazer[editar | editar código-fonte]

O Sion possui um grande número de bares e restaurantes. Há ainda áreas verdes, como a pequena reserva ecológica da Mata das Borboletas e praças bem cuidadas, como Nova York, Miguel Chiquilof e Alasca, além do Parque JK, com áreas para atividades esportivas e eventos artísticos / culturais.

Especulação Imobiliária[editar | editar código-fonte]

Nos últimos dez anos, o bairro Sion tem sido alvo de forte especulação imobiliária. Vários casarões e até mesmo pequenos prédios são demolidos para dar lugar a grandes edifícios residenciais. Esta mudança traz consequências, como a perda do clima de tranquilidade e sossego, o aumento do trânsito de veículos (mesmo em ruas estreitas) e também o aumento do número de ocorrências de furtos e assaltos.

Principais vias[editar | editar código-fonte]

Indicadores sociais[editar | editar código-fonte]

O bairro Sion foi aquele com o melhor IDH de Belo Horizonte (0,973) de 2008.

Colégio Santa Dorotéia, no bairro sion da cidade de Belo Horizonte, Brasil.

Bairros vizinhos[editar | editar código-fonte]

Segurança[editar | editar código-fonte]

Em parceria com a Policia Militar de Minas Gerais, os moradores e comerciantes do Sion participam de grupos nos aplicativos WhatsApp e Telegram onde resolvem a maioria dos seus problemas desde fevereiro de 2015. Atualmente mais de 1.000 pessoas participam ativamente das discussões que visam tanto uma redução da criminalidade e maior qualidade de vida quanto valorização dos imóveis. Toda esta iniciativa é gratuita.

Associação de Moradores "Sion Unido"[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2017, a Associação de Moradores, Comerciantes e Amigos dos bairros Carmo e Sion - "Sion Unido", inicia o seu funcionamento, com a premissa de além de defender os interesses dos moradores e comerciantes do bairro, buscar uma melhor qualidade de vida para todos que moram ou trabalham no bairro. Com funcionalidade espelhada nas associações de bairros norte-americanas a "Sion Unido" inicia com projetos arrojados, ideias novas e serviços exclusivos a associados, como por exemplo o "Negócios de Bairro" em que um consultor especializado vai ao comércio afim de identificar orientar em como empreender mais e otimizar os recursos. Além disso, a associação busca dicas nos mais diversos países para capacitar os seus associados.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


.