Santa Efigênia (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Efigênia (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível

Santa Efigênia[1] é um bairro da região leste de Belo Horizonte.

Santa Efigênia

Abriga a Área Hospitalar de Belo Horizonte, perímetro onde se encontram os maiores e mais importantes hospitais públicos de Minas Gerais como a Santa Casa, o Hospital das Clínicas, o Hospital São Lucas, o Pronto Socorro João XXIII e o Hospital Semper, além de inúmeras clínicas e consultórios médicos. Fora isso, o bairro Santa Efigênio abriga uma das áreas mais bohemias de Belo Horizonte. A avenida Brasil concentra inúmeros bares da noite, inclusive um dos mais antigos de BH que é o BAR 41 ou BRASIL 41.

Algumas casas de espetáculo encontram-se neste bairro como o (Teatro Marília), Teatro da Maçonaria, Freegels Music Hall, LAPA Multishow e o Centro de Cultura Nansen Araújo (SESI), Bar Brasil. No bairro, também é localizado o Boulevard Shopping, um dos maiores shoppings de Belo Horizonte.

Entrada do Santa Efigênia Street Mall, no bairro Santa Efigênia.

História[editar | editar código-fonte]

Da idade de Belo Horizonte, tem história intimamente ligada à construção do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, na Praça Floriano Peixoto.

O prédio, em estilo neoclássico, projetado pelo Conde de Santa Marinha, foi criado para alojar os militares transferidos do destacamento de Ouro Preto.

A importância da construção influenciou até a denominação do bairro, que durante muitos anos, se chamou Quartel. Com o tempo, os militares se tornaram menos numerosos, mas ainda representam uma parcela significativa de moradores da região e várias ruas lhes prestam homenagem.

O atual nome do bairro é um tributo a Santa Efigênia, padroeira dos militares.

Com a bela Igreja de Santa Efigênia dos Militares sendo um dos pontos marcantes da região.

Nos primeiros anos da nova capital do Estado, o lugar também abrigou muitos dos trabalhadores que ajudaram a erguer a cidade planejada por Aarão Reis, além de médicos, enfermeiros, estudantes, professores e funcionários públicos de diferentes setores que por lá foram se estabelecendo, depois de inaugurada a cidade.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Com acesso privilegiado pelas avenidas do Contorno, Brasil, Francisco Sales e dos Andradas, o bairro Santa Efigênia fica a poucos minutos do Centro.

Praças como Hugo Werneck e Marechal Floriano Peixoto compõem as áreas de lazer e servem de ponto de encontro dos moradores.

Com ampla rede de comércio e serviços, e, a despeito de ser um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte, está cercado por toda infra–estrutura e facilidades exigidas pela vida moderna.

Pelas principais ruas e avenidas do bairro, espalham-se agências bancárias, colégios, faculdades, restaurantes e pontos comerciais variados, além de casas noturnas, bares e restaurantes que movimentam a economia, atendendo a clientes locais e do entorno.

É um bairro com tradição educacional, possuindo escolas como o Grupo Escolar D. Pedro II, cujo prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, além de contar com a proximidade de outros renomados centros educativos, dentre os quais os colégios Arnaldo e Logosófico, na divisa com o bairro Funcionários.

O bairro abriga também imponentes exemplares da arquitetura mineira e vários complexos tombados pelos Patrimônios Históricos Municipal e Estadual, entre eles, o complexo arquitetônico da Praça Hugo Werneck, com seus jardins e monumentos, a Maternidade Hilda Brandão, o 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e a Faculdade de Medicina da UFMG.

O Centro de Memória da Medicina, localizado na Avenida Alfredo Balena, guarda uma rica coleção de objetos de laboratório, instrumentos e equipamentos médicos e conta com um acervo de obras raras, livros, dicionários, periódicos, coleções pessoais e documentação relativa à história da medicina e da própria faculdade de medicina da UFMG, instalada na capital em 1911.

Principais pontos comerciais e financeiros

  • Shopping boulevard
  • Banco Bradesco, Brasil, Santander, Caixa.
  • Extra
  • Uai china


Alguns bairros próximos são:

Referências

  1. Segundo as normas ortográficas em vigor, o nome correto é Ifigênia, prescrição não respeitada pela Prefeitura de Belo Horizonte

Ligações externas[editar | editar código-fonte]