Sobrado da família Assumpção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antiga Residência do Senador Augusto Assumpção
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Antiga residência de Augusto Assumpção, ou Sobrado da Família Assumpção, está localizada no município de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul. É uma edificação urbana, cuja construção remonta ao século XIX, entre 1884 e 1889[1].

História[editar | editar código-fonte]

O Sobrado da Família Assumpção é um exemplar do processo de estruturação urbana da cidade de Pelotas. Construído entre 1884 e 1889, foi herdado pelo senador Joaquim Augusto Assumpção, registrado no espólio de sua mãe de 1894, a Baronesa de Jarau[1].

A edificação foi residência de Joaquim Augusto de Assumpção e sua esposa, Maria Francisca de Mendonça, que na época era composta pelo sobrado e também pela casa térrea vizinha. Em 1933, após o falecimento de Maria Francisca, as casas foram divididas, ficando o sobrado principal para seu filho Fernando Augusto e a casa térrea vizinha para seu outro filho, Carlos[2].

Foi residência da família até 2005, quando foi adquirido pelo Banco Santander[1].

Atualmente é ocupado pela Fundação Simon Bolívar e pela Universidade Federal de Pelotas[1].

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O Sobrado da Família Assumpção é composto de três pavimentos, porão, térreo e pavimento superior, dispostos em uma planta no formato da letra "U". No pavimento térreo encontra-se a área social e íntima da residência com dois acessos, um pela rua Félix da Cunha e outro pela rua Lobo da Costa. O telhado é de quatro águas sobre suas fachadas simétricas de adornos florais, com vãos definido por pilastras laterais com capitéis clássicos[1]. O acesso ao pavimento superior é feito por uma escada em caracol[2].

Possui uma área construída de 1071,35 metros quadrados[1].

Em seu interior, os pisos são em cimento alisado, madeira ou cerâmica, as alvenarias revestidas com escaiolas imitando mármore. O forro é de madeira e estuque[1].

O sobrado passou por várias reformas, uma em 1915 para implementar as canalizações de esgoto, outras entre 1928 e 1931 para a instalação um sistema de aquecimento do tipo calefação por água quente, com os equipamentos importados da Inglaterra. A caldeira era da marca Britânia, a tubulação de ferro era da empresa Mannesmann. No porão ficava a rede de distribuição responsável pelo aquecimento do pavimento principal[2].

Referências

  1. a b c d e f g «IPHAE». www.iphae.rs.gov.br. Consultado em 17 de abril de 2021 
  2. a b c Gutierrez, Ester (2006). «HISTÓRICO DA CASA DO SENADOR JOAQUIM AUGUSTO ASSUMPÇÃO: DO FINAL DO SÉCULO XIX AO INÍCIO DO XXI. PELOTAS. RS». UFPEL - Universidade Federal de Pelotas. Consultado em 17 de abril de 2021