Sociedade Real de Edimburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A sede da Sociedade real de Edimburgo na esquina da rua George e da rua Hanover.

A Sociedade Real de Edimburgo (em inglês: Royal Society of Edinburgh) é a academia nacional de ciências e letras da Escócia. A associação é constituída por mais de 1 400 membros-eleitos, que são conhecidos como Amigos da sociedade real de Edimburgo, denominados com o título oficial, em inglês, FRSE. A Sociedade distribui anualmente bolsas totalizando mais de meio milhão de libras para fins de pesquisa, organiza palestras públicas e promove as ciências na Escócia.

História[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

No começo do século XVIII, um clima intelectual em Edimburgo, estimulou a criação de muitos clubes e associações (ver Iluminismo Escocês). Com a ajuda da Universidade de Edimburgo, professores como Joseph Black, William Cullen e o naturalista John Walker, essa associação transformou-se na Sociedade real de Edimburgo em 1783. Em 1786, publicou a primeira edição do novo jornal Transactions of the Royal Society of Edinburgh (ISSN 0263-5933).

Quase ao final do século, os jovens membros como Sir James Hall adotou a nova nomenclatura de Lavoisier e os associados se dividiram sobre objetivos práticos e teóricos da sociedade. Por volta de 1850, Jameson e seu sócio Sir David Brewster perderam sua influência e a Sociedade mais uma vez pode se unificar sobre uma única publicação.

Durante o século XIX, a sociedade produziu vários cientistas os quais suas idéias formaram a base da ciência moderna. Do século XX em diante, a sociedade funcionou não somente como um alvo para o eminentes cientistas escoceses, mas também para as artes e ciências humanas. A Sociedade continua ativa e promovendo pesquisas na Escócia. O atual presidente é o matemático Sir Michael Atiyah.

Prêmios[1] [editar | editar código-fonte]

Membros[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Sociedade real de Edimburgo. Medalhas (em inglês). Visitado em 4 de julho de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]