Sofia Polgar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sofia Polgar
Zsofia Polgar
Informações pessoais
Nome completo Zsófia Polgár
Nascimento 2 de novembro de 1974 (39 anos)
Budapeste, Hungria
Nacionalidade  Hungria
Títulos Mestre Internacional
Grande Mestra de Xadrez

Zsófia Polgár (AFI[ˈʒoːfiɒ ˈpolgaːr]) é uma enxadrista húngaro-canadense, irmã do meio das famosas enxadristas Susan (ex-campeã mundial) e Judit Polgar (melhor enxadrista de todos os tempos)[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Assim como suas irmãs, Susan aprendeu xadrez muito cedo através de um experimento educacional preparado por seu pai László Polgár, que tentou provar que crianças podem obter resultados excepcionais se treinados num assunto específico desde cedo. "Gênios são feitos, e não nascidos" era a tese de László. Ele e sua esposa Klara educaram as meninas em casa, com o xadrez sendo o assunto específico.[2] Eles também ensinaram a suas filhas Esperanto e tênis de mesa.

Em 1989, aos 14 anos, ela abalou o mundo do xadrez com sua performance no torneio de Roma, que ficou conhecido como "O saque de Roma". Ela venceu o torneio, que incluia vários Grandes Mestres, com um resultado de 8.5 de 9, o que produziu um rating de 2928. Até 2006, este foi de longe o melhor resultado de uma mulher, em torneios com participantes de ambos os sexos.

Referências

  1. Cathy Forbes The Polgar Sisters: Training or Genius?
  2. All the right moves

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia possui o
Portal de Enxadrismo