Sol Invictus (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sol Invictus
Sol Invictus Live.jpg
A banda em concerto, 2005
Informação geral
Origem  Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Neofolk
Música industrial
Período em atividade 1987 - atualmente
Integrantes
Tony Wakeford
Renee Rosen
Andrew King
Caroline Jago
Lesley Malone

Sol Invictus é a banda inglesa de neofolk fundada por Tony Wakeford em 1987. É seu projeto original e diante a continua troca de intérpretes é único que sempre se mantém na formação. Wakeford a descreve como uma "banda de cabaré do fim do século surgida no Inferno". O músico também a define como folk noir.

História[editar | editar código-fonte]

O nome deriva dos cultos romanos pré-cristãos do Deus Sol Invicto. Adotou tal nome porque "o Sol sempre foi um símbolo importante e como o culto do Sol Invicto estava a ponto de derrotar o Cristianismo parecia um bom nome". Também porque "gosta da sonoridade do latim". O imaginário do grupo e o conteúdo das letras, especialmente no início, estavam fortemente influenciadas pelo tradicionalismo radical com sua antipatia ao mundo moderno e materialista. Uma influência particular foi o filósofo futurista Julius Evola. O título do primeiro disco da banda Against the Modern World é uma alusão ao trabalho de Evola Revolta Conta o Mundo Moderno, assim como a canção "Amongst the Ruins" toma seu nome da obra Homem Entre As Ruínas. A banda mostra seu interesse pelo Paganismo e Mitraísmo, sentindo uma antipatia explícita pelo Cristianismo. O disco de 1997, The Blade, contém um canto Odínico, Gealdor.

Wakeford escreve de maneira melancólica do Romantismo vencido, com seu lamento pela perda da beleza, do amor e da cultura. Vê a influência estado-unidense na cultura global como um dano à Europa, algo que expressa, por exemplo, na canção "Death of the West", do disco com mesmo nome.

Wakeford é membro original do Death In June junto a Douglas P., mas abandona a banda em 1984 para publicar material próprio no disco Above the Ruins. Durante alguns anos se dedica a estudos mágicos até retomar a música com a formação do Sol Invictus em 1987 com Ian Read e Karl Blake. Sua produção tem sido constante durante sua carreira, publicando trabalhos novos praticamente todos os anos. Em 2005 publicou The Devil's Steed pelo selo Dark Vynil.

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.