Solo de Clarineta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Solo de Clarineta (2 volumes)
Autor(es) Érico Veríssimo
Idioma Português
País  Brasil
Gênero Memórias
ISBN 8535907394 (1º volume); 8535907408 (2º volume)

Solo de Clarineta é um livro de memórias em dois volumes escrito pelo autor brasileiro Érico Veríssimo[1].

Traz reflexões do escritor sobre sua obra e é o testemunho de um período da história brasileira e mundial. Revela a trajetória da família Veríssimo, desde a infância do autor, passando pela decadência econômica da sua família e pela luta de sua mãe para manter os filhos com o trabalho de costureira, até a sua consagração como um dos escritores mais importantes da literatura brasileira.

O primeiro volume (ISBN 8535907394) foi publicado em 1973 e segue da infância de Érico até a década de 1950, quando Dave Jaffe pede sua filha Clarissa em casamento.

Solo de clarineta – Memórias 2 (ISBN 8535907408), a continuação de Solo de Clarineta, inicia com o casamento de Clarissa, e registra as viagens do escritor pelos Estados Unidos e pela Europa. Inacabada, essa segunda parte foi organizada postumamente por Flávio Loureiro Chaves, e publicada em 1976. Maurício Rosenblatt, amigo do autor, afirmou no dia da morte de Érico:[2]

Ele, à tarde, escrevera sobre a Espanha. Esta segunda parte das memórias já estava com cerca de 200 páginas. Não chegou a concluir o capítulo referente à Espanha e e recém havia concluído os episódios de sua viagem a Portugal.
— Maurício Rosenblatt

Referências

  1. Informações sobre Solo de Clarineta
  2. Jornal Zero Hora, edição de 29 de novembro de 1975

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.