Steelheart (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Steelheart
Coração de Aço (BR)
Autor(es) Brandon Sanderson
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Infanto-juvenil
Série The Reckoners
Editora Random House
Lançamento 24 de setembro de 2013
Páginas 400
ISBN 978-0385743563
Edição brasileira
Tradução Isadora Prospero
Arte de capa Pedro Inoue
Editora Editora Aleph
Lançamento 11 de novembro de 2016
Formato Brochura
Páginas 392
ISBN 978-8576573463
Cronologia
Firefight

Steelheart (Coração de Aço no Brasil) é um romance infanto-juvenil de 2013 escrito pelo autor americano Brandon Sanderson, sendo o primeiro volume da série Executores. O livro retrata um mundo pós-apocalíptico onde o aparecimento de Calamidade, uma anomalia cósmica desconhecida, concedeu a pessoas de diferentes origens poderes sobre-humanos, transformando-as, assim, nos seres conhecidos como Épicos. No entanto, embora o mundo todo esperasse ver heróis surgirem, estas pessoas se tornaram vilões.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

David tinha 8 anos quando seu pai foi morto por Coração de Aço, um homem com poder de transformar matéria em puro aço. Com a invulnerabilidade e superforça, o Épico controla Nova Chicago rigorosamente, tendo sob seu comando outros Épicos.

Dez anos depois, David estuda os Épicos para descobrir suas fraquezas e há um segrego que guarda desde a infância: ele viu Coração de Aço sangrar. Com a cidade oprimida, David busca o lendário grupo conhecido como Executores, especializado em matar Épicos. Juntos, eles farão de tudo para acabar com o reinado de terror de Coração de Aço e libertar Nova Chicago.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Executores[editar | editar código-fonte]

O grupo dos Executores é formados por:

  • David Charleston - Único sobrevivente do ataque de Coração de Aço a um banco. Ele cresceu e estudou os Épicos para encontrar um meio de derrotá-los. Apesar de ser impulsivo, sua coragem e perseverança são capazes de impressionar o líder dos Executores e fazê-lo acreditar que o grupo realmente tem uma chance de matar Coração de Aço.
  • Megan Tarash - Um dos principais membros dos Executores, sempre busca atuar na linha de frente para derrotar os Épicos. Durante o livro, acaba se tornando o interesse amoroso de David e, mais tarde, se revela como a verdadeira identidade de Tormenta de Fogo.
  • Jonathan Phaedrus (Prof) - Líder e fundador do grupo Executores. Trabalhava como professor de ciências do quinto ano antes de Calamidade surgir. No fim do livro, é revelado que ele também é um Épico, tendo como poderes regeneração e manipulação de campos de força.
  • Thia - É a segunda pessoa na hierarquia de comando dos Executores. Antes de Calamidade, ela era uma cientista que trabalhava para a NASA. Seu papel no grupo é participar do planejamento dos ataques aos Épicos e dar suporte ao restante da equipe.
  • Abraham - Antigo membro das forças especiais canadenses. Depois de Calamidade, ele entrou para os Executores e se tornou um dos mais importantes a atuar na linha de frente por causa de suas habilidades com armas.
  • Cody - Membro dos Executores conhecido pela personalidade excêntrica. Mesmo sendo um bom atirador, ele costuma fazer trabalhos diversos para os Executores.

Épicos[editar | editar código-fonte]

Os principais Épicos que aparecem no livro são:

  • Coração de Aço - Épico que controla Nova Chicago, sendo o mais forte e mais temido do livro. Seus poderes são invulnerabilidade, força aprimorada, habilidade de voo e manipulação de matéria em aço.
  • Punho da Noite - O braço direito de Coração de Aço e um dos Épicos mais temidos em toda Nova Chicago. Seus poderes são intangibilidade, manipulação das sombras e habilidade de voo.
  • Tormenta de Fogo - Um dos Épicos subordinados a Coração de Aço com poder de criar ilusões. Sua verdadeira identidade é um dos maiores mistérios do livro, revelado apenas no fim quando David descobre que ela é na verdade Megan.
  • Confluência - Épico com poderes elétricos, responsável pelo fornecimento de energia de Nova Chicago. Foi sequestrado por Coração de Aço pouco depois de ganhar seus poderes.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

O livro teve críticas geralmente favoráveis por parte da crítica especializada. A revista americana Kirkus destacou que o enredo é basicamente um drama de ação no estilo das histórias em quadrinhos da Marvel Comics, mas por causa das características do texto, sobretudo o nome dos personagens, também sugeriu que o escritor Brandon Sanderson não estava se levando a sério quando o escreveu.[2] Por sua vez, o School Libary Journal disse que o livro é uma leitura agradável, concentrada mais na ação que no desenvolvimento de personagens e, portanto, uma história perfeita para fãs de aventuras com grandes reviravoltas.[3] A revista Publishers Weekly afirmou que, apesar de haver a possibilidade de as reviravoltas não surpreenderem os leitores, a ação desenfreada e a imaginação do autor tornaram a história cativante.[4]

Vendas[editar | editar código-fonte]

Na semana de estreia em 2013, Coração de Aço rapidamente despontou na primeira posição na lista de best-sellers do New York Times. [5]

Adaptação[editar | editar código-fonte]

Em 2015, a 20th Century Studios adquiriu os direitos de adaptação da série Executores, com um contrato para os dois primeiros livros: Coração de Aço e Tormenta de Fogo. Segundo o Deadline, os direitos de adaptação da série foram bastante procurados pelos estúdios de Hollywood antes de serem vendidos à 20th Century Studios. Para desenvolver o projeto, o estúdio fechou um acordo com a produtora do diretor Shawn Levy, a 21 Laps, planejando uma trilogia de filmes. No entanto, não ficou claro se ele também ficaria a cargo de dirigir o filme ou serviria apenas como produtor.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Aleph, Editora. «Coração De Aço, Editora Aleph.». Editora Aleph. Editora Aleph. Consultado em 21 de novembro de 2021 
  2. «Steelheart - From the Steelheart series, Vol. 1». Kirkus Reviews. Kirkus. 29 de maio de 2013. Consultado em 22 de novembro de 2021 
  3. Rawlins, Sharon (1 de julho de 2013). «Steelheart». School Libary Journal. Consultado em 22 de novembro de 2021 
  4. «Steelheart». Publishers Weekly. 15 de julho de 2013. Consultado em 22 de novembro de 2021 
  5. «Brandon Sanderson's Steelheart Debuts at #1 on the New York Times Bestseller List». Tor.com. 2 de outubro de 2013. Consultado em 22 de novembro de 2021 
  6. Fleming Jr, Mike (16 de janeiro de 2015). «'Reckoners' YA Book Series Lands At 20th Century Fox For Shawn Levy's 21 Laps». Deadline. Consultado em 22 de novembro de 2021