Stock Car

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Stock car)
 Nota: Se procura pela competição brasileira, veja Stock Car Brasil.
Stock cars da NASCAR.

O termo Stock Car refere-se a uma forma de corrida automobilística popular, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, no México, na Grã-Bretanha, na Austrália, no Brasil e em outros países.

O Stock Car em seu senso original descreve um automóvel de passeio utilizado em competições, mas sem modificações especiais para corrida. Posteriormente passaram a ser carros de passeios modificados para provas. Atualmente muitas categorias usam carros especiais que mantém o design semelhante aos de passeio, que ao contrário dos monopostos, que têm pneus à mostra, são considerados provas de turismo.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Stock car do tipo late model.

Pure stock[editar | editar código-fonte]

Também chamado de street stock, são os veículos de produção que podem ser comprados pelo público em geral e sofrem modificações por questões de segurança.

Super stock[editar | editar código-fonte]

Semelhantes ao pure stock, mas com permissão de modificação nos motores e nos pneus.[1]

Late models[editar | editar código-fonte]

Late models são a mais alta classe dos stock cars, geralmente feitos com chassi tubular e motores próprios.

Categorias[editar | editar código-fonte]

NASCAR[editar | editar código-fonte]

A maior associação de stock cars do mundo é a NASCAR nos Estados Unidos, com três categorias principais (Cup Series, Xfinity Series e Truck Series) e várias categorias regionais e locais (as chamadas Home Tracks) como a Pro Series East e Pro Series West, a Modified Tour, a All-American Series, categorias que correm em mais de 30 etapas ao longo do ano, correndo em sua maior parte em circuitos ovais.

No México, existe a Corona Series, categoria de propriedade da NASCAR americana, consistindo também, em sua maioria, em circuitos ovais, no Canadá a Canada Series e na Europa a Europe Series.

Outras categorias nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Stock cars da ARCA Racing Series.

Nos Estados Unidos ainda existem outras associações de stock cars, a exemplo da NASCAR costumam ter várias séries associadas, geralmente correndo a nível regional ou local, como exemplo tem-se a Automobile Racing Club of America (ARCA), a American Speed Association (ASA), a Champion Racing Association (CRA), a International Motor Contest Association (IMCA), fundada em 1915 e que é a mais antiga do país em atividade, a United Auto Racing Association (UARA), a Championship Auto Racing Series (CARS). A United States Auto Club (USAC) também já teve sua própria categoria, chamada USAC Stock Car.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Peugeot 307 desenvolvido para a competição.

No Brasil tem-se a Stock Car Brasil desde 1979. A corrida mais conhecida e a prova mais disputada é a Corrida do Milhão.

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

O Reino Unido contém uma grande variedade de competições de Stock Cars, muitas delas associadas à BriSCA (British Stock Car Association), correm principalmente em circuitos de terra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 13 de maio de 2018. Arquivado do original em 8 de abril de 2009