Strange Culture

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Strange Culture
Culturas estranhas (BR)
Estados Unidos
2007 • cor • 75 min 
Direção Lynn Hershman Leeson
Roteiro Lynn Hershman Leeson
Elenco Tilda Swinton
Thomas Jay Ryan
Peter Coyote
Josh Kornbluth
Género docudrama
Idioma inglês
Música The Residents
Página no IMDb (em inglês)

Strange Culture (Culturas estranhasPB) é um documentário estadunidense produzido em 2007 pela realizadora Lynn Hershman Leeson. É estrelado por Tilda Swinton e Thomas Jay Ryan.

Estreou em 19 de janeiro de 2007 no Festival de Sundance.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme aborda o caso do artista e professor universitário Steve Kurtz, membro do Critical Art Ensemble (CAE). O trabalho de Kurtz e de outros membros do CAE lida com alimentos geneticamente modificados e outras questões científicas e de saúde pública. Depois que a esposa de Kurtz, Hope, faleceu de ataque cardíaco, os paramédicos que foram até a residência do casal suspeitaram das placas de Petri e outros equipamentos científicos que viram no interior da residência, e que eram utilizados no trabalho artístico de Kurtz. Eles então chamaram o FBI, que levou o artista preso sob suspeita de bioterrorismo.

Como Kurtz está impedido legalmente de comentar o caso, o filme usa atores para interpretar a história, bem como entrevistas com o artista e outras pessoas envolvidas na história. Através de uma combinação de reencenação dramática, cenas de telejornais, animação e depoimentos, o filme averigua a paranóia pós-11/9 e sugere que Kurtz foi indiciado porque sua obra questiona as políticas governamentais. Ao fim do filme, Kurtz e seu colaborador de longa data, o Dr. Robert Ferrell, ex-presidente do Departamento de Genética da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Pittsburgh, aguardavam a data do seu julgamento (o qual ainda não ocorreu).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.