Suffer the Children

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Suffer the Children"
Single de Tears for Fears
do álbum The Hurting
Lado B "Wino"
Lançamento 2 de novembro de 1981
19 de agosto de 1985 (relançamento)
Formato(s) 7' e 12'
Gravação 1981
Gênero(s) New wave, Synthpop
Duração 3:36 (versão de 7')

3:53 (versão do álbum)

Gravadora(s) Phonogram Records
Mercury
Composição Roland Orzabal
Produção David Lord (versão de 7")
Chris Hughes e Ross Cullum (versão do álbum)
Cronologia de singles de Tears for Fears
Pale Shelter (You Don't Give Me Love) (1985)

Suffer the Children é uma canção da banda britânica Tears for Fears. Escrita e interpretada por Roland Orzabal e lançada em novembro de 1981, foi o primeiro lançamento da banda, gravado em Bath, pouco tempo depois da saída de Orzabal e Curt Smith de sua banda anterior, Graduate. Mais tarde, a canção foi regravada para inclusão no primeiro álbum da banda, The Hurting, em 1983.

Origem e produção[editar | editar código-fonte]

Juntamente com “Pale Shelter”, “Suffer the Children” foi uma das duas demos que levou o Tears for Fears até seu primeiro contrato com a gravadora Phonogram, em 1981.

“Suffer the Children” foi a primeira canção que fizemos juntos quando deixamos a banda Graduate. Foi também nossa primeira experiência com sequenciadores e baterias eletrônicas, com um cara chamado David Lord, que trabalhou com Peter Gabriel e mais outras pessoas em Bath. Então essa foi a realmente a primeira canção que nós fizemos como Tears for Fears."
— Curt Smith[1]

O título da canção se assemelha a uma passagem bíblica do livro de Mateus (19:14), em que Jesus Cristo ensina sobre a inocência das crianças. De acordo com Orzabal:

"Nós realmente estávamos focados nisso na época – nós pensávamos que as crianças nasciam inocentes, boas e santas... quando você tem filhos e precisa cuidar deles, você percebe o quão difícil isso é. Mas é aquele tipo de coisa – com todos dizendo “olha o que você está fazendo com o seu filho”."
— Roland Orzabal [1]

Mais tarde a canção foi regravada pelos produtores Chris Hughes e Ross Cullum para inclusão da mesma no álbum The Hurting, em 1983. Essa gravação era diferente da original de 7’’ pela subtração de um verso extra cantado por Curt Smith no início da canção. Ambas das versões da canção contaram notavelmente com a esposa de Orzabal, Caroline, interpretando um “vocal infantil” durante a ponte.

Lançamento e relançamento[editar | editar código-fonte]

“Suffer the Children” foi lançado no Reino Unido como um único single em ambos dos formatos, 7’’ e 12’’. A versão 7’’ contava com a gravação original da canção, enquanto a de 12’’ contava com ambos dos remix e versões instrumentais. Os dois formatos contavam com um curto lado B, “Wino”, que com poucos sintetizadores ou produção de qualquer tipo, não era característico do corpo de trabalho da banda na época. Apesar de ser incluída à lista da influente Radio 1 pelos DJ’s John Peel e Peter Powell, o single fracassou nas paradas de sucesso.[2]

Em 1985, seguido do enorme sucesso do segundo álbum da banda, Songs from the Big Chair, a gravadora Phonogram relançou o single completo com uma nova variação da imagem da luva original. Contando com os mesmos formatos e lista de canções do lançamento original de 1981, o single foi moderadamente bem sucedido, perdendo por pouco o UK Top 50.

Todas as três variações originais do single de “Suffer the Children” (mais “Wino’) permaneceram inéditas em formato de CD até o lançamento da edição do trigésimo aniversário do álbum The Hurting, em 2013.[3]

Nenhum videoclipe foi produzido para a canção.

Lista de músicas[editar | editar código-fonte]

7": Mercury / IDEA1 (Reino Unido)

  1. "Suffer the Children" (3:36)
  2. "Wino" (2:17)

12": Mercury / IDEA12 (Reino Unido)

  1. "Suffer the Children [Remix]" (4:15)
  2. "Suffer the Children [Instrumental]" (4:26)
  3. "Wino" (2:17)

Posição nas paradas[editar | editar código-fonte]

Ano Parada musical Posição
1985 UK Singles Chart [4]
52

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Tendo citado muitas vezes Tears for Fears como uma influência em entrevistas,[5][6] o projeto britânico de synthpop La Roux incorporou “Suffer the Children”  em sua compilação Sidetracked, em 2010.

Referências

  1. a b The Hurting (1999 Remastered Edition) (CD). Mercury Records. 1999.
  2. Wallace, Wyndham (20 de setembro de 2013). «This Is Going To Hurt: The Mad World Of Tears For Fears' Debut LP». The Quietus 
  3. The Hurting (30th Anniversary Edition) (CD). Mercury Records. 2013.
  4. «TEARS FOR FEARS - Artist - Official Charts». Official Charts Company 
  5. Phil Hebbelthwaite (12 de julho de 2009). «"Interview: La Roux"». Arquivado do original em 28 de dezembro de 2013 
  6. Luke Turner (18 de junho de 2009). «"La Roux Interviewed: In For The Kill With Elly Jackson"»