Suica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Suica (スイカ, Suika?). Significa "Super Urban Intelligent Card" ("Super Cartão Urbano Inteligente"), é um cartão de crédito japonês que dispensa o uso de senha ou contato com o leitor de cartão crédito, é necessário apenas aproximar o cartão ao leitor para realizar o débito diretamente do cartão previamente recarregado em caixa eletrônico da empresa Suica, em estações de trem ou agencias bancárias. Inicialmente era utilizado apenas como Passagem (Ticket) eletrônico nas linhas ferroviárias e metroviárias japonesa, hoje o cartão é largamente aceito como forma de dinheiro eletrônico para realizar compras em lojas ou quiosques.

Em 2007, cerca de 20 milhões de cartões de crédito Suica estão em circulação.[1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Suica significa "Super Urban Intelligent Card" ("Super Cartão Urbano Inteligente"), a pronúncia em japonês significa Melancia, "suika". E o logo, o "ic" é as iniciais de circuito integrado, a tecnologia utilizada no cartão é comumente usada no japão.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Catraca Eletrônica de catões Suica para acesso à estação de ferroviária.

O uso do cartão envolve apenas o passar sobre o leitor de cartão, permitindo a leitura a alguns centímetros de distância, dispensando o contato. É comum para os japoneses deixarem o cartão no bolso, assim ele é ativado só ao passar perto de catracas no metrô.

O saldo do cartão é exibido quando se passa em catracas no metrô. Ao entrar na estação, é cobrado apenas um valor mínimo, que não é debitado no momento, ocorrendo apenas ao sair da estação de destino.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Máquina de refrigerante equipado com leitor de cartões Suica.
Guarda Volumes equipado com leitor de cartões Suica na estação de Shibuya.

O cartão funciona em Identificação por Rádio Freqüência (RFID) tecnologia desenvolvida pela Sony, chamada FeliCa.

Celular com Tecnologia Suica[editar | editar código-fonte]

Desde Janeiro de 2006, uma versão chamada Celular Suica foi incorporada ao sistema FeliCa. O sistema inclui aplicações Java para realizar as funções do Suica no celular, recarregando o cartão Suica, o depósito torna-se disponível ao seu celular, podendo realizar todas as funções do cartão, como compras em estabelecimentos através do celular equipado com a tecnologia.

Em 2007 é esperado a integração que irá permitir que as recargas do cartão Suica será debitado diretamente da conta do celular, eliminando a necessidade de ficar constantemente recarregado o cartão.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]