Sunbeam Tiger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Idiomas
Sunbeam Tiger foi traduzido de en:Sunbeam Tiger. Esta barra serve como referência para este artigo.
Sunbeam Tiger
Sunbeam Tiger
Visão Geral
Produção 19641967
Fabricante Rootes
Modelo
Carroceria carro esporte
Ficha técnica
Motor 4261 cc V-8 (Ford)
Modelos relacionados Sunbeam Alpine
Sunbeam Alpine
Dimensões
Comprimento 4013
Entre-eixos 2184
Largura 1537
Altura 1308
Peso 1200
Último
Último
Próximo
Próximo

O Sunbeam Tiger foi uma versão "carro de músculo" do Sunbeam Alpine roadster.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O gerente da Rootes American Inc. da West Coast Sales, Ian Garrad, percebeu que a imagem do Alpine era a de um carro de turismo ao invés de um carro esporte, foi então que ele empenhou-se em mudar essa imagem, utilizando o recente sucesso do Shelby Cobra como modelo. Ele e Walter McKenzie, um gerente de vendas, observaram vários motores V-8 e determinaram que o novo Ford Windsor 164 hp (122 kW) 260 in3 (4.3 L) se enquadraria perfeitamente bem nas armações de carros.

A Sunbeam pediu para Carroll Shelby produzir um protótipo funcional num orçamento de 10.000 dólares. O protótipo de Shelby foi feito pelo empregado de Shelby George Boskoff, e o resultado foi julgado bom o suficiente para ser vendido na Inglaterra para avaliação de produção.

Visando assegurar que tudo funcionaria, uma segunda série do Alpine foi encomendada a Ken Miles. Ken Miles (um talentoso piloto e fabricante de automóveis) havia acabado de ser empregado pela Shelby. Usando novos produtos, ele acrescentou um 260 cu.in. V8 e duas marchas automaticas no Alpine em menos de um mês, com um custo total de 600 dólares. Servindo aos propósitos da empresa, o protótipo de Ken Miles foi mantido em mãos da Rootes Motors Inc. de Los Angeles por algum tempo, e eventualmente foi vendido a um outro comprador.

Produção[editar | editar código-fonte]

Após fazer fazer vários estudos de engenharia, o grupo Rootes contratou a Jensen da Inglaterra para realizar o trabalho. A empresa então começou a fabricar o Sunbeam Tiger. A produção alcançou a marca de 7.085 carros em três séries de produção distintas (a fábrica estava designada a produzir em apenas duas linhas, Mark 1 e Mark 2, mas houve uma mudança dos painéis da Série Alpine IV e Série Alpine V e os últimos carros foram considerados como integrantes da linha Mark 1A). A produção da linha Mark 2 totalizou apenas 536 carros, e estes Tigers, com 200 hp (150 kW) 289 in³ (4,7 L) engine, são raros hoje. Surpreendentemente, os protótipos de Miles e Shelby sobrevivem até hoje, ao lado de um número significante de Tigers.

Fim de produção[editar | editar código-fonte]

A produção do Tiger começou em 1964 e foi interrompida pela aquisição da Rootes pela Chrysler, em Junho de 1967. A Chrysler não poderia considerar realisticamente a venda de um carro com um motor produzido pela Ford, mas não tinha um motor compatível para substituí-lo que fosse da própria empresa: todos os motores V8 da Chrysler tinham o distribuidor posicionado no fundo do motor, ao contrário dos motores V8 da Ford, que tinham o distribuidor montado na frente do motor, sendo impossível colocar o motor da Chrysler no espaço de colocar o motor do Sunbeam sem maiores e custosas revisões. Conseqüentemente, o Tiger foi cancelado.

O nome "Tiger"[editar | editar código-fonte]

O nome "Tiger" foi usado também em Sunbeams pré-Rootes num modelo completamente diferente em 1925. O Sunbeam Tiger de 1925 era um carro de corrida V12 de quatro litros. Inicialmente, foi chamado de "Ladybird", mas o nome foi mudado subseqüentemente mudado para "Tiger". Dirigido pelo Sir Henry Segrave, ele veio a ser o primeiro carro a atingir 240 Km/h (150 mph), e foi o menor carro motorizado a segurar o Recorde de Velocidade Mundial Regional. Um carro "irmã" para o Tiger foi comprado e nomeado "Tigress"(Tigresa)

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Cinema/TV[editar | editar código-fonte]

Um Sunbeam Tiger parecido com o usado em Get Smart

Don Adams dirigiu um Tiger vermelho conversível na série de televisão Get Smart. Esse carro foi usado também usado na refilmagem de 2008 do filme Get Smart, estrelando Steve Carrell

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sunbeam Tiger