Tacômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Termo[editar | editar código-fonte]

Tacómetro é um tipo específico de Taquímetro.

Ambos os termos vêm do grego e ambos correspondem à evolução da junção de "tachos" (cadência) e "metron" (medida).

O termo taquímetro é usado para dispositivos que permitem medir o ritmo a que um "qualquer evento" ocorre num "espaço de tempo" de referência. Também usado nos automóveis como contra-rotações.

O termo tacómetro refere-se aos dispositivos que especificamente medem o número de rotações por unidade de tempo de, por exemplo, um motor.

O termo tacómetro aparece frequentemente (mas não só) no mostrador que alguns automóveis dispõem para indicar a que velocidade o motor está a rodar.

Tipicamente esse valor é medido em rotações por minuto (RPM) e nesse caso o "evento" é uma rotação completa do motor e o "espaço de tempo de referência" é "um Minuto".

O mostrador à esquerda é frequentemente designado de tacómetro e indica a velocidade de rotação do motor. O da direita é designado velocímetro e indica a velocidade no veículo na estrada.


Notas adicionais[editar | editar código-fonte]

Tacómetro digital eletrónico de baixo custo utilizado para medição de rotação. Pode ser utilizado como um tacómetro óptico ou como um tacómetro de contato permitindo a medição de rpm nas mais diversas aplicações.

Painel G1000 do Cessna 172 - tacómetro (1,060 RPM) e horas do motor (1736.7 hours)

Quando operado como tacómetro de contato, permite o uso como medidor de velocidade linear (metros/segundo). No modo fototacómetro possui uma mira laser que pode ser usada com precisão até 100 cm de distância do ponto de medição de rotação.

Por ser um instrumento de última geração dispõe de um indicador de cristal líquido de grande tamanho facilitando a leitura das medições. Este instrumento também dispõe de memória de máximo e mínimo.

O tacômetro é muito utilizado em máquinas, pois é preciso de controle de rotação para a maioria das operações, principalmento para máquinas e equipamentos para a agricultura. Também é através deste instrumento de medição que se tem o controle de rendimento das operações e das manutenções da máquina.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Tacómetro