Tawa hallae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTawa hallae
Ocorrência: Triássico Superior
Tawa NT.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Incertae sedis
Género: Tawa
Nesbitt et al., 2009
Espécie: T. hallae
Nome binomial
Tawa hallae
Nesbitt et al., 2009

Tawa hallae é uma espécie de dinossauro terópode que viveu durante o Triássico Superior e foi descoberto no Novo México, Estados Unidos.[1] É a única espécie descrita para o gênero Tawa.

Descoberta[editar | editar código-fonte]

Os fósseis atribuídos ao novo táxon foram descobertos em 2004. O holótipo, catalogado como GR 241, constitui de uma crânio e esqueleto quase completo de um espécime jovem. Fósseis de pelo ou menos outros sete indivíduos foram também escavados no mesmo local. Um desses exemplares, catalogado como GR 242, é quase completo.[1]

Classificação[editar | editar código-fonte]

O estudo referente ao Tawa, colocou este gênero numa posição mais basal do que Coelophysis, um terópode do Triássico e do Jurássico. Entretanto, o espécime é mais avançado do que os primeiros dinossauros conhecidos, como o Eoraptor, Herrerasaurus,[2] e Staurikosaurus. A análise cladística do Tawa e de outros terópodes primitivos indicam que a superfamília Coelophysoidea, um grupo de dinossauros ancestrais, pode ser um agrupamento artificial, pois o novo gênero combina características clássicas d a Coelophysoidea, com características que parecem ser ancestrais aos Neotheropoda. Acredita-se que este gênero seja o táxon irmão de Neotheropoda,[1] um grupo de dinossauros carnívoros que possuiam apenas três dígitos funcionais em seus pés.

 Dinosauria 

 Ornithischia 


 Saurischia 

Sauropodomorpha 


 Theropoda 

Herrerasauridae 


    

 Eoraptor 


    

Tawa


 Neotheropoda 
    

 Coelophysis 



 "Syntarsus" kayentakatae 



    

 Liliensternus 



 Theropoda do Jurássico 









Referências

  1. a b c Nesbitt, S.J.; Smith, N.D.; Irmis, R.B.; Turner, A.H.; Downs, A.; Norell, M.A. (2009). A complete skeleton of a Late Triassic saurischian and the early evolution of dinosaurs. Science 326:1530-1533.
  2. Harmon, Katherine (10 de dezembro de 2009), "Newly Discovered T. Rex Relative Fleshes Out Early Dino Evolution", Scientific American, http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=t-rex-relative-tawa 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.