Avemetatarsalia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAvemetatarsalia
Ocorrência: Triássico médio-Presente
Panaves diversity.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Infraclasse: Archosauromorpha
(sem classif.) Archosauria
(sem classif.) Avemetatarsalia
Benton, 1999
Clades

Avemetatarsalia (significando "aves metatarsais") é o nome de um clado estabelecido pelo paleontólogo britânico Michael Benton em 1999 para todos os Avesuchia (grupo de arcossauros) que estão mais perto dos dinossauros do que dos crocodilos.[1]

Uma descrição do pequeno arcossauro Scleromochlus com uma cladística análise de sua posição filogenética demonstrou que Scleromochlus é mais próximo dos dinossauros do que dos Crurotarsi (grupo onde se encontram os crocodilos), porém Jacques Gauthier o considerou como um não-Ornithodira, pois o grupo contém o último ancestral comum dos dinossauros e dos pterossauros, assim como todos os seus descendentes [1] , no caso das aves, descendentes dos dinossauros.

Em 2001, o grupo foi renomeado para Panaves (significando "todas as aves", em latim) pelo paleontólogo Jacques Gauthier, definido como o grupo que engloba o maior grupo de arcossauros incluindo as aves, mas não a Ordem Crocodylia.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Os Avemetatarsalia engloba o gênero Scleromochlus e o grupo Ornithodira, que por sua vez engloba os Pterossauros e os Dinosauromorpha.

Os Dinosauromorpha englobam os gêneros Dromomeron e Lagerpeton, além dos Dinosauriformes.

Os Dinosauriformes englobam os gêneros Eucoelophysis, Lagosuchus, Lewisuchus, Marasuchus, Pseudolagosuchus, Sacisaurus e Silesaurus, além dos dinossauros, que por vez, engloba todas as aves.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Benton, M.J. (1999). Scleromochlus taylori and the origin of dinosaurs and pterosaurs. Philosophical Transactions of the Royal Society of London 354:1423-1446.