Templo Yunju

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Templo Yunju
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Fangshan District (en), Pequim
 China
Coordenadas
Mapa

O Templo Yunju (chinês tradicional: 雲居寺, chinês simplificado: 云居寺, pinyin: Yúnjū Sì) é um templo Budista localizado no Distrito de Fangshan, a 70 quilômetros a sudoeste de Pequim.

Ala Guanyin do Templo Yunju

História[editar | editar código-fonte]

O templo foi construído no início do século VII. Em 616, a primeira escritura, em pedra, budista foi feito no templo por um monge chamado Jingwan. Porque haviam debates entre Budistas e Taoistas, Jingwan, temendo represálias dos Taioistas, decidiu esculpir suas escrituras em pedra em vez de as escrever em papel. O trabalho sobre as tábuas de pedra continuou por mais de mil anos antes de terminar, em 1655. Na dinastia Sui e no início da dinastia Tang, doze sutras foram esculpidos. Na dinastia Liao e a dinastia Jin, os Khitan Tripitaka (契丹大藏經) fora esculpido, sendo este a única versão do Cânone Budista Chinês que sobrevive até hoje.[1] Esculpida em 77,000 de blocos de madeira, as escrituras atraem um grande número de visitantes.[2]

No total, 1,122 escrituras Budistas em 3572 volumes foram produzidos no templo.[3] Na década de 1930, uma parte significativa do templo foi destruído.[4] Dois fragmentos de osso que se acredita pertencer a Buda são consagrados no local.[2]

Originalmente existiam seis alas no templo, organizadas de leste a oeste. Em ambos os lados das alas existiam acomodações para os monges e convidados.

Referências

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Dan Jixiang e Wang Fengjiang (Eds), 2001. Fang Shan Yu Ju Temple Liao Jin Stone Sutras Preservation, Registro sem ISBN. Em Chinês. 《房山云居寺辽金石经回藏纪实》/单霁翔、王风江(主编)
  • Liao Pin and Wu Wen. The Temples of Beijing. Beijing: Foreign Languages Press, 2006.
  • http://whc.unesco.org/en/tentativelists/5319/. Página visitada em 1 de junho de 2008.