The Big One

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Big One
The-Big-One-Poster.jpg (BRA)
 Estados Unidos
1998 •  cor •  95 min 
Género documentário
Direção Michael Moore
Produção Kathleen Glynn
Roteiro Michael Moore
Elenco Michael Moore
Música World Famous Blue Jays
Edição Meg Reticker
Distribuição BBC e Dog Eat Dog Films (co-produtores)
Miramax Films (distribuidor)
Lançamento 10 de abril de 1998
Idioma inglês
Orçamento US$ $720,074[1]

The Big One é um filme rodado em 1996 — e liberado em 1998 pela Miramax Films — por Michael Moore durante sua turnê promocional pelos EUA para seu livro Downsize This!. Através das 47 cidades que visita, Moore descobre e descreve as fraquezas econômicas e o medo do desemprego dos trabalhadores americanos.

Experiência[editar | editar código-fonte]

Grande parte do filme mostra a "caçada" (geralmente sem sucesso) empreendida por Moore a grandes executivos de corporações importantes, no intuito de conseguir entrevistá-los. Finalmente ele consegue filmar uma entrevista com o CEO da Nike, Phil Knight, sobre as práticas trabalhistas da companhia, questionando-o sobre exploração de trabalho infantil. O filme também critica os candidatos que então disputavam as eleições presidenciais dos EUA, concentrando-se sobretudo na "traição" de Bill Clinton aos ideais econômicos progressistas.

O título se refere ao seu conceito de que os Estados Unidos da América necessita de uma reforma e receber um novo nome. Quando perguntado que nome seria, brincando sugere, "O Grande" ("The Big One").

Tanto o trailer como o pôster do filme são paródias de Men in Black.

Referências

  1. Box Office Mojo. The Big One

Ligações externas[editar | editar código-fonte]