The Far Country

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Far Country
Terra distante (PT)
Região do ódio (BR)
Ruth Roman e James Stewart no trailer do filme
 Estados Unidos
1955 • cor • 97 min 
Direção Anthony Mann
Roteiro Borden Chase
Elenco James Stewart
Ruth Roman
Walter Brennan
Género Faroeste
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Far Country (br.: Região do Ódio / pt.: Terra distante) é um filme estadunidense de 1955 do gênero western dirigido por Anthony Mann. Foi o quarto dos cinco filmes do gênero considerados clássicos, da colaboração do diretor com o ator James Stewart. Apesar de ser filmado como um típico "faroeste", a história não se passa no Oeste americano mas no gélido norte do Alasca. As locações não foram na região (foram feitas no Parque Nacional de Jasper, nas Montanhas Rochosas canadenses). Roteiro de Borden Chase e produção de Aaron Rosenberg para a Universal Pictures.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

James Stewart como Jeff Webster

Em 1896, o caubói Jeff Webster ouve falar da Corrida do Ouro do Klondike (Alasca) e decide, juntamente com seu amigo idoso Ben Tatum, levar uma manada de gado para o campo de mineração chamado Dawson City, Yukon, onde sabe que conseguirá bons preços dos garimpeiros "ricos" e famintos. No caminho, ele chega em Skagway e sem querer interrompe um enforcamento quando não consegue impedir que a passagem do gado tumultue a rua principal da cidade. O corrupto juiz Gannon o prende e depois o solta mediante o confisco de todo o gado.

A dona do saloon, Ronda Castle, que havia conhecido Jeff no navio que veio para Skagway, quer abrir outra casa de entretenimento, em Dawson City. Chama Jeff para guiar a caravana com seus mantimentos e materiais. Jeff concorda, mas pouco a frente da trilha ele volta com Ben e ao anoitecer retoma seu gado e se junta novamente a caravana de Ronda, escapando de Gannon ao cruzar a fronteira com o Canadá.

Ao chegar em Dawson, Ronda compra o gado de Jeff e inicia uma concorrência com o restaurante de Hominy e suas sócias. Jeff resolve garimpar e sair dali antes do inverno, mas Ben quer ficar com os outros e desenvolver a cidade. Contudo, quer ir embora também quando o juiz Gannon chega com vários pistoleiros e começa a expulsar os garimpeiros de suas minas.

O mapa da rota de Skagway

Referências históricas[editar | editar código-fonte]

O juiz Gannon pode ter sido vagamente baseado em Soapy Smith, um quadrilheiro que agiu em Skagway durante a Corrida do Ouro.

James Stewart e Anthony Mann[editar | editar código-fonte]

James Stewart realizou cinco faroestes clássicos dirigidos por Anthony Mann. Em todos os filmes, ele interpreta homens assombrados pelo passado. Nesses filmes, ele sempre usa o mesmo chapéu e monta o mesmo cavalo. Os filmes ficaram famosos pelo uso das grandiosas paisagens como forma inovadora de realçar os sentimentos dos personagens. São eles:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Far Country