Thylacosmilus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaTilacosmilo
Thylacosmilus atrox.jpg

Estado de conservação
Pré-histórico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Marsupialia
Ordem: Sparassodonta
Família: Thylacosmilidae
Género: Thilacosmilus
Espécies
T. atrox

T. lentis

O tilacosmilo (Thylacosmilus) era um género de marsupial carnívoro que viveu na América do Sul durante o Mioceno e o Plioceno. Acredita-se que media cerca de 1,2 metros e provavelmente atacava mamíferos de grande porte.

Apesar de não ter parentesco com o tigre-de-dentes-de-sabre da América do Norte, o Smilodon, este animal exibia um par de caninos superiores longos que se projetavam para fora da boca, sendo este um exemplo de evolução convergente. Outras semelhança entre as duas criaturas eram o pescoço forte e os maxilares poderosos. Porém, ao contrário do tigre-de-dentes-de-sabre, o Thylacosmilus não tinha dentes incisivos, e os caninos cresciam continuamente durante a vida.

Extinguiu-se durante o Grande Intercâmbio Americano, crê-se que devido à competição, sobretudo com o Smilodon.

Tylacosmilus DB.jpg