Toulouse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Tolosa.
Toulouse

Tolosa

  Comuna francesa França  
De cima para baixo e da esquerda para a direita: 1) Ponte de Saint-Pierre (São Pedro); 2) Praça do Capitólio; 3) Pont-Neuf; 4) Capitólio; 5) Réplica do Ariane 5 na Cité de l'espace; 6) Bairro de Minimes
De cima para baixo e da esquerda para a direita: 1) Ponte de Saint-Pierre (São Pedro); 2) Praça do Capitólio; 3) Pont-Neuf; 4) Capitólio; 5) Réplica do Ariane 5 na Cité de l'espace; 6) Bairro de Minimes
De cima para baixo e da esquerda para a direita: 1) Ponte de Saint-Pierre (São Pedro); 2) Praça do Capitólio; 3) Pont-Neuf; 4) Capitólio; 5) Réplica do Ariane 5 na Cité de l'espace; 6) Bairro de Minimes
Símbolos
Bandeira de Toulouse
Bandeira
Brasão de armas de Toulouse
Brasão de armas
Lema Per Tolosa totjorn mai. (pt : Para Toulouse, sempre mais)
Gentílico Toulousain, Toulousaine (fr)
Localização
Toulouse está localizado em: França
Toulouse
Localização de Toulouse na França
Coordenadas 43° 36' 19" N 0° 26' 34" E
País  França
Região Sul-Pirenéus
Departamento Alto Garona
Administração
Prefeito Jean-Luc Moudenc
Características geográficas
Área total 118,3 km²
População total (2018) [1] 491 942 hab.
Densidade 4 158,4 hab./km²
Código Postal 31000, 31100, 31200, 31300, 31400, 31500
Código INSEE 31555
Sítio www.toulouse.fr
O rio Garona e a Pont Neuf ("Ponte Nova") em Toulouse

Toulouse (em occitano: Tolosa, grafia também usada em português) é a capital e a maior cidade do departamento da Alta Garona e da Região da Médios Pirenéus e a quarta maior cidade da França. Situa-se no sul do país, nas margens do rio Garona. A região urbana de Toulouse tem cerca de 1 218 166 habitantes. Faz parte da França desde 1271.

O nome original desta cidade, Tolosa durante o período romano, deu origem aos nomes das localidades de Tolosa, em Portugal e Tolosa, na Espanha. Ela é chamada a cidade rosa devido ao principal material de construção tradicional local ser o tijolo.

Demografia

Em 2010 a comuna tinha 491 942 habitantes (densidade: 4 158,4 hab./km²).[1] Segundo os dados de 2004, Tolosa era a quarta cidade da França com 435 000 habitantes, a quarta área urbana da França com 1 117 000 habitantes (dados de 2007 e a quinta aglomeração do país após Paris, Lyon, Marselha e Lille. A comuna tem 45 km² e situa-se a 50 m acima do nível do mar. Ela é também o maior centro universitário da região, com mais de 120 000 estudantes.

A população da cidade aumenta principalmente graças a um saldo migratório muito positivo, a um posicionamento geográfico interessante (clima, montanha, mar) e a uma reputação e imagem bastante positiva (qualidade de vida, variação das formações profissionais e universitárias, posicionamento socioeconômico das indústrias e dos serviços tais a aeronáutica, o espaço e eletrônica).

Clima

A cidade se beneficia, pelas influências oceânicas e mediterrânicas, de um clima temperado entre o outono e a primavera, e de um verão muito quente e seco. Os meses mais chuvosos são os de abril, maio e junho. As temperaturas máximas em agosto chegam aos 35 °C.

Transporte

O transporte urbano de Tolosa é gerado pela companhia Tisséo-SMTC. Ele é composto do metrô, do ônibus, do eléctrico e do "mobibus". O metrô de Tolosa possui uma linha A que liga a estação de Basso-Cambo a Balma-Gramont, e uma linha B que liga Borderouge até Ramonville-Saint-Agne. O eléctrico de Tolosa possui uma linha T1 que liga a estação de Arènes a Aérocontellation e que envolve la vila de blagnac e Beauzelle. A rede de ômnibus cobre toda a aglomeração de Tolosa e existe um serviço noturno entre 22h e 1h da manhã. O "mobibus" é um serviço de transporte sobre pedido para pessoas com mobilidade reduzida.

Ensino superior

As três universidades de Tolosa são as seguintes:

Instituições de ensino superior de Tolosa:

Locais de interesse

Cultura

Esportes

O Stadium Municipal é o principal estádio de Toulouse.

O desporto mais popular de Toulouse é o rugby, o Stade Toulousain é uma das principais equipas de rugby da Europa, a cidade também tem uma equipa de futebol, o Toulouse FC. O Stadium Municipal é o principal estádio da cidade, tendo sediado jogos das Copas do Mundo de 1938 e 1998 e da Copa do Mundo de Rugby de 2007.

Ver também

Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Toulouse


Imagem: Canal du Midi Na cidade de Toulouse inicia-se o sítio "Canal du Midi", Património Mundial da UNESCO.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.