Ultravox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ultravox
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) New Wave
Synthpop
New Romantic
Período em atividade 1973 - 1986
1993 - 1996
2008 - atualmente
Gravadora(s) Island Records
Chrysalis
Integrantes
Billy Curie
Robin Simon
Midge Ure
Warren Cann

Os Ultravox são um dos principais expoentes do movimento britânico de música eletrônica no começo dos anos 80.

Formada em 1973 pelo vocalista, compositor e tecladista John Foxx, o baixista Chris Cross, o violinista Billy Curie, o guitarrista Steve Shears e o baterista Warren Cann, a banda era originalmente conhecida como Tiger Lily. Depois de lançar um compacto em 1974 eles mudam o nome para Ultravox! e lançam um álbum pela Island Records em 1977.

Em 1978, depois de mudanças na formação, o grupo lança um terceiro álbum pela Island, que, insatisfeita com as vendas, demite a banda.

Em 1979 Midge Ure entra no lugar de John Foxx, e a banda deixa cair o ponto de exclamação do nome, e os Ultravox seguem uma carreira estável durante o princípio dos anos 80, agora com a gravadora Chrysalis. Em 1984, depois do lançamento de Lament, Warren Cann deixa o grupo para iniciar carreira solo, e os integrantes remanescentes, juntamente com Mark Brzezicki, ressurgem como "U-Vox" em 1986, antes de nova separação.

Billy Curie e Robin Simon reformularam a banda em 1993 para o lançamento do álbum Revelation.com a voz de Tony Fenelle 1 , e Sam Blue2 empresta a sua voz para Ingenuity, de 1994.

Em 2009, o alinhamento base (Ure, Currie, Cross e Cann) reune-se para uma tourné comemorativa dos 30 anos de Vienna, e em 2010 fruto dessa tourné, surge o álbum Return To Eden3 .

Dois anos depois surge um novo álbum de inéditos, Brilliant4 .

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]