Universidade Técnica de Dresden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Técnica de Dresden
Technische Universität Dresden
TUD
Lema Wissen schafft Brücken (Conhecimento constrói pontes)
Fundação 1828
Tipo de instituição Universidade Pública
Localização Dresden, Saxônia, Alemanha
Funcionários técnico-administrativos 7.094 (WS 2012/12)
Chanceler Dr. Andreas Handschuh
Reitor(a) Prof. Ursula Staudinger
Docentes 507 (2010)
Total de estudantes 36.534 (WS 2012/13)
Página oficial www.tu-dresden.de

A Universidade Técnica de Dresden (em alemão: Technische Universität Dresden - TUD) é uma universidade localizada em Dresden, na Alemanha. Com mais de 36.000 estudantes, é a maior Universidade do estado da Saxônia e a maior Universidade Técnica da Alemanha. Sua oferta de estudos supera a de outras universidades de seu tipo, como a Universidade Técnica de Berlim ou a Universidade Técnica de Munique, as quais, no entanto, se centram mais nas assinaturas puramente técnicas. Com 126 carreiras, é uma das ofertas mais amplas da Alemanha.

Ainda há a denominação Universidade Técnica de Dresden (UTD) existe apenas desde 1961, a historia da universidade se remota 200 anos no passado. Por este é uma das escolas técnicas e uma das universidades mais antigas da Alemanha. Desde 2001 pertence ao grupo das 9 universidades técnicas mais importantes da Alemanha TU9.

Além de, dentro da Exzellenzinitiative (programa que promove a investigação de alto nível e a melhora das universidades alemãs e instituições de investigação), popularizada a partir do conceito de Universidade de Élite, se fomenta na Universidade de Dresden um Exzellenzcluster (grupo que fomenta a investigação e cooperação a nível mundial entre as entidades participantes) e uma Graduiertenschule (escola baseada no principio do ensino sobressalente para jovens estudantes de doutorado).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Universidade Técnica de Dresden