Urze-molar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaUrze-molar
Erica arborea.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Ericaceae
Género: Erica
Espécie: E. arborea
Nome binomial
Erica arborea
L.

A urze-molar ou betouro (Erica arborea) é uma planta da família Ericaceae.

Apresenta-se normalmente como um arbusto, ou pequena árvore, entre 1 e 4 metros de altura, com hábito perene. No entanto, em regiões montanhosas onde a água é abundante (como na ilha da Madeira), pode formar verdadeiras árvores e florestas com alturas de até 7 metros. O tronco pode atingir, por vezes, mais de 40 centímetros de diâmetro.

Esta planta tem folhas lineares de até 4 milímetros de comprimento, verticiladas. As flores apresentam uma corola largamente campanulada, branca, com 2 a 2,5 milímetros, dispostas em panículas. Apresenta rebentos branco-pubescentes e prefere essencialmente solos ácidos.

Encontra-se normalmente em matagais xerófilos perenes por toda a bacia mediterrânica e para oeste até Portugal e ilhas da Madeira e Canárias. Surge ainda em algumas áreas isoladas de África, nomeadamente os montes Ruwenzori na Etiópia e na linha vulcânica dos Camarões

A sua floração ocorre entre Fevereiro e Maio.

Ao longo do tempo foi usada para a produção de "carvão vegetal" e também sua raiz para a fabricação de cachimbos e em vedações dos campos. Na ilha da Madeira a sua presença é de elevada importância na sustentação dos recursos hídricos da ilha devido ao seu papel na captura da água dos nevoeiros, fenómeno também conhecido como precipitação oculta

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Adams, W.M., A.S. Goudie & A. R. Orme (eds.) (1996): The Physical Geography of Africa. Page 55. Oxford University Press, 1996.
  • Árvores e Florestas de Portugal - Açores e Madeira, Edic. Público, Comunicações, SA. Dep. Legal nº 254481/2007
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.