Usuário(a):Anafreitas123/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edifício da Santa Casa Misericórdia de Santa Cruz

A casa da misericórdia, é localizada na Freguesia de Santa Cruz sendo que é importante os seus conteúdos históricos e arquitectónicos e a evolução. É uma instituição que beneficia a caridade prestando os seus serviços de hospitalização e de saúde que contribuem para o bem estar da população. A fim de demonstrar os objectivos para a sua construção e a sua evolução, deste a época dos descobrimentos até as dias de hoje. Assim demonstramos a riqueza histórica que a ilha da Madeira tem para oferecer, levando a conhecer o melhor sobre a Freguesia de Santa Cruz.

História[editar | editar código-fonte]

A Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz localiza-se na Região Autónoma da Madeira na freguesia de Santa Cruz. A freguesia referida anteriormente é rica em termos históricos desde da época dos descobrimentos, quando João Gonçalves Zarco passou por santa cruz , no dia 3 de Julho de 1419 mandou colocar uma cruz baptizando de Santa Cruz. Em 8 de Maio de 1440 foi dada a Tristão a capitania de Machico sendo que este estendia-se até o Caniço conhecida na altura pela Ponta da oliveira . Com esta divisões Santa Cruz pertencia á capitania de Machico possuindo um maior comércio, chegando a ter uma alfandega para a resolução do lucro do açúcar.

Sendo a Santa Casa da Misericórdia um património importantíssimo para a história de Santa Cruz. A sua construção foi em 1530, mas este edifício sofreu diversas obras ao longo dos séculos tendo características do séc. XVII, um estilo maneirista sendo que se destaca pelas suas janelas em ferro forjado e varandas de ferro.

Já no seu interior é possível encontrar um poço cisterna com um oratório de estilo barroco. É uma capela que foi fundada pelo mercador André Gonçalves, este vivia em santa cruz até 1562. O fundador foi sepultado na Igreja Mariz de santa cruz.

Já nos finais do séc. XVIII a capela apresentava um arco triunfal de volta perfeita e marmoreado, o altar- mor exibia um retábulo tardo-barroco e uma talha dourada com uma tela alusiva á visitação do pintor madeirense Nicolau Ferreira de 1790, e também na porta da sacristia se articulada com fasquiado de madeira com molduras .

Para além disso encontra-se a figura de Cristo morto que veio do extinto Convento Francisco de Nossa Senhora da Piedade de Santa Cruz .Além do mais a capela possuía uma enfermaria e quartos de desinfecção, o que acabou por se tornar o hospital mais importante fora do Funchal.

Entretanto em 1888, a casa da Misericordiosa encontrava-se num estado de degradação, de tal modo que era impossível receber os doentes, necessitando de imensas obras. Iniciaram as obras em 1890 devido a ajuda da britânica madre Mary Jane Wilson, que reabilita a antiga casa da misericórdia, isto aconteceu devido é capela da Visitação a 15 de Julho de 1891, em que a madre realizou a profissão de fé acabando por fundar a congregação das irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias.[1]

Sendo que irmã Mary Jane Wilson foi uma grande contribuição, para o povo esta era considerada a “Boa Mãe”, isto porque dedicou a sua vida a ajudar os pobres e doentes, abrindo uma Farmácia do Hospital que funcionou durante muitos anos. Assim a casa da misericórdia passou por diversas obras, e muitos contribuíram para a reconstrução da Santa Casa da Misericórdia , e ainda os médicos, as enfermeiras, os católicos, que deram o seu contributo para socorrer os mais necessitados.

Logo esta casa teve diversas funcionalidades tais como hospital, maternidade e posteriormente um centro de saúde. Tendo sempre o objectivo de ajudar aqueles que mais precisavam, ou seja, cuidar daqueles que eram mais debilitados.

Assim até os dias de hoje a Santa casa da Misericórdia tem com objectivo de proteger o ambiente e promover a eficiência dos seus recursos tendo sempre como o objectivo ajudar os mais necessitados. Nos dias de hoje disponibilizam uma variedade de serviços tais como um lar e um centro de dia, tendo sempre o apoio do Município de Santa Cruz.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://misericordiasantacruz.pt/index.php/component/content/?view=featured. Consultado em 18 -06 -2019  Verifique data em: |acessodata= (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. Gaspar, Emanuel (2015). Roteiro pelo Património Edificado do Centro Histórico de Santa Cruz. Santa Cruz: [s.n.]