Usuário(a):Fernanda Faig/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[[Categoria:Naturais do Brasil|Denise Araujo Lapa]] Denise Araujo Lapa (Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1964), inicialmente conhecida como Denise Pedreira, é médica obstetra, especializada em cirurgia fetal.

Inserir foto

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é conhecida mundialmente pelo desenvolvimento de uma técnica [1] de cirurgia fetal minimamente invasiva para corrigir uma má-formação congênita denominada mielomeningocele ou espinha bífida. A pesquisadora desenvolveu esta técnica inovadora inteiramente no Brasil, financiada pela FAPESP ao longo de 14 anos de pesquisa em modelos experimentais. Tendo realizado a primeira cirurgia em seres humanos no ano de 2013.

Fez residencia no Hospital das Clinicas FMUSP, onde tambem defendeu seu mestrado e doutorado. Atuou inicialmente no campo da medicina fetal diagnostica, tendo integrado as equipes de medicina fetal do Fleury, do Hospital Israelita Albert Einstein e Salomao e Zoppi, com especial interesse em infeccoes fetais, tais como toxoplasmose, rubeola e citomegalovirus. Atualmente trabalha como especialista em Medicina Fetal na Celula Mater e integra o Programa de Terapia Fetal do Hospital Israelita Albert Einstein, realizando cirurgia fetal endoscopica, tambem chamada de fetoscopia.

Vida

Filha de pai e mae sergipanos, ele nascido em Sobrado e ela nascida em Itabaiana, tem grande paixao por sua heranca nordestina, de onde acredita ter herdado a perseveranca e resiliencia caracteristicas do povo nordestino. Tem uma irma arquiteta que voltou as origens familiares morando em Aracaju.

Atualmente mora em Sao Paulo, para onde se mudou com seus pais com 7 dias de vida. Formou-se em medicina no ano de 1987 (Turma 70 da FMUSP). Casou-se em 1989 com o medico Wilson Leite Pedreira Jr, grande incentivador de sua carreira, de quem divorciou-se em 2017 e teve dois filhos Leonardo e Beatriz.Na faculdade de medicina fez parte do coral e da equipe de atletismo, tendo sido diretora social da Associacao Atletica do Centro Academico Oswaldo Cruz (AAAOC) no ano de 1984.

Optou pela obstetricia como especialidade quando observava o professor palpando o feto no ventre da gestante. Optou pela cirurgia fetal quando assistiu a primeira imagem "ao vivo" de um feto sendo operado ainda no utero materno, em 1995. Foi medica assistente da Clinica Obstetrica da Faculdade de Medicina da USP por 7 anos, tendo se lancado em carreira solo a partir de 1999. Obteve o Diploma Internacional de Medicina Fetal pela Fetal Medicine Foundation de Londres, neste ano.

Em 2011, fundou a rede fetal brasileira, quando da visita do Prof. Ruben Quintero ao Brasil, sendo atualmente sua coordenadora. Em 2013, voltou a FMUSP como orientadora de pos-graduacao e hoje integra a pos-graduacao do HIAE.


Realizações

Em 2016, publicou os resultados dos primeiros 10 casos operados no Brasil, obtendo repercussao mundial, desde entao tem sido convidada para palestrar em eventos pelo mundo para divulgar sua tecnica, que ja foi adotada nos Estados Unidos, Inglaterra, Italia, Israel e Chile. Sendo que em Londres, teve o prazer de estar ao lado do Prof. Kypros Nicolaides um dos maiores expoentes da atualidade na Medicina Fetal.

Links para as materias


Denise tem mais de x trabalhos publicados em revistas de alto impacto, tais como: American Journal of Obstetrics and Gynecolgy e Ultrasound Obstetrics and Gynecology.

Atua como revisora ad hoc na FAPESP e em varias periodicos internacionais, julgando a qualidade e o merito cientifico dos trabalhos submetidos a revistas medicas.

Realizou a primeira cirurgia por fetoscopia no Brasil em 1998, no Hospital das Clinicas para tratamento da transfusao entre gemeos e recentemente a primeira cirurgia por fetoscopia para tratamento de uma ma-formacao fetal denominada gastrosquise (os intestinos estao pra fora da barriga do bebe).

Premios

Melhor apresentacao oral no curso Fetal Medicine Foundation de Londres, em 1999

Premio Roger Wroclawski em 2012, na categoria Trabalhos Experimentais.

Premio Claudia em 2014, na categoria Ciencias.


Ligações externas (alguns Weblinks, de alto valor qualitativo)

Ligações interlinguísticas: (ou simplesmente interwikis) são ligações para um mesmo artigo na Wikipédia em outras línguas, entre versões de línguas no Wiktionary, e entre versões de línguas no Wikiquote. Os interwikis não são colocados automaticamente pelo sistema! Cabe ao usuário, quando criar um artigo ou encontrar algum artigo sem interwikis, colocá-los. Leia mais sobre este tema em: Interwikis. por exemplo: en:Manuel Nuno Modelo (Inglês) fr:Manuel Nuno Modelo (Francês) (outras línguas)

  1. Pedreira, Denise A. Lapa; Zanon, Nelci; Nishikuni, Koshiro; Moreira de Sá, Renato A.; Acacio, Gregório L.; Chmait, Ramen H.; Kontopoulos, Eftichia V.; Quintero, Rubén A. (janeiro de 2016). «Endoscopic surgery for the antenatal treatment of myelomeningocele: the CECAM trial». American Journal of Obstetrics and Gynecology (em inglês). 214 (1): 111.e1–111.e11. doi:10.1016/j.ajog.2015.09.065. Consultado em 20 de julho de 2019