Usuário(a):LázaroSantos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

   

Instituto Nossa Senhora da Piedade - Ilhéus

O Instituto Nossa Senhora da Piedade é um dos mais importantes monumentos históricos e arquitetônicos de Ilhéus, onde se tornou um patrimônio histórico cultural, e também é símbolo da arquitetura neogótica no estado da Bahia. É um estabelecimento de educação religiosa fundada em 1916, pelo Bispo Dom Manuel de Paiva localizada no Alto da Piedade, numa área total  de 75.000 m²   que havia sido doada por José das Neves César.

       A obra foi um pedido do primeiro Bispo de Ilhéus, que desejava ter um colégio de educação religiosa na cidade, destinado as filhas das famílias mais influentes da região, que era uma época em que a mulher não tinha o direito de votar, não precisava ir à escola, e a educação escolar era para um pequeno grupo de privilegiados de famílias nobre. O colégio ursulino iniciou suas atividades em 21 de janeiro de 1916, com a Madre Thais do Sagrado na direção do convento.

        Em 1927 é iniciada a construção da Igreja pelo construtor Salomão da Silveira, que fez uma adaptação da planta encomendada pela Madre Thais, onde apresenta uma arquitetura neogótica francesa. A fachada é um estilo de arquitetura revivalista, com  duas torres pequenas e uma torre central alta, ambas com terminações piramidais, onde procuravam reavivar as formas góticas em contraste com a arquitetura clássica e tendo a capela uma  planta baixa em forma de cruz latina sendo a representação de um crucifixo. A obra só foi concluída em 31 de agosto de 1929.

        A partir 1997 o Instituto  tem educação em tempo integral. Onde os  alunos podem ficar nos dois turnos no colégio, onde fazem refeições, tomam banho, repousam, tem reforço escolar, atividades artísticas, esportivas, culturais e lúdicas. Em 2008, visando um maior contato cultural, entre os alunos da rede ursulina em todo o mundo, e um melhor aprendizado de línguas estrangeiras, o Instituto Nossa Senhora da Piedade iniciou o programa de intercâmbio Educação global. O programa disponibiliza viagens de estudo para Nova York, Miami e Dallas nos Estados Unidos, além de Johannesburgo e Cidade do Cabo na África do Sul, e Bielefeld na Alemanha, iniciando o programa de educação na Europa.[1]

  1. Bahia, Secretaria (1988). IPAC-BA. Salvador: Governo do Estado da Bahia