Usuário:Og Sperle/UWB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
União Wicca do Brasil (UWB)
Og Sperle/UWB
Associação
Slogan Por uma Wicca mais Unida
Fundação junho de 2008 (15 anos)
Sede Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Presidente Og Sperle
Vice-presidente Diogo Ribeiro
Website oficial Página oficial

A União Wicca do Brasil (UWB), é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, sem posição partidária, de caráter cívico-religioso, associativo, difusor, organizacional, filantrópico, assistencial, recreativo, educacional e cultural, focando suas atividades à comunidade wiccana e pagã brasileira. [1]

Sediada na cidade do Rio de Janeiro, a UWB possui abrangência nacional, ajudando a comunidade wiccana e pagã de todo país na defesa dos seus direitos de culto de acordo com a constituição brasileira.

Visão da UWB sobre a religião Wicca[editar | editar código-fonte]

Segundo a visão da UWB, a Wicca é uma religião neopagã, mítica, politeísta, iniciática, de culto dualista e orientação matrifocal. Apesar de ter sido apresentada ao público na década de 50 (cinquenta) do século XX, a Wicca tem suas raízes nos antigos cultos aos deuses pagãos de diversas culturas e períodos históricos, e tenta resgatar suas práticas de maneira mais fidedigna possível. Por isso, dentro da religião Wicca existem diversas vertentes, que chamamos de Tradições. [2]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

A UWB tem por finalidade promover a afiliação de templos, covens, clãs, grupos, círculos e similares, assim como de sacerdotes, sacerdotisas e seguidores das diversas tradições wiccanas, visando a união, a preservação e o fortalecimento sócio-cultural da religião Wicca e o reconhecimento de sua legitimidade junto a sociedade, de acordo com o expresso em lei, principalmente no que reza no artº 5º incisos VI ao VIII da Constituição Federal Brasileira, nas leis ordinárias, e no artº 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos; contribuir para o engrandecimento sócio-cultural do Brasil, através da promoção da cultura, do patrimônio histórico e artístico das diversas tradições pagãs e neopagãs existentes no país, além de defender dentro das suas possibilidades e representar a mesma junto aos órgãos competentes para tal finalidade a comunidade wiccana contra a veiculação de mensagens ou propagandas, em qualquer meio de comunicação, cujo conteúdo seja difamatório, desrespeitoso, ou que incite preconceito, discriminação ou ódio contra os valores espirituais da religião Wicca.

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Desde sua idealização em 2008, a UWB vem realizando atividades de consciência e preservação ambiental, através de parcerias com várias ONG’s, e de forma indireta, se posicionando dentro do cenário religioso enquanto uma associação válida.

Para a consecução de seus objetivos, a UWB poderá realizar as seguintes atividades:

  • Meio Ambiental: Incentivar a comunidade wiccana assim como toda a sociedade, a participar de projetos de educação ambiental e movimentos ecológicos que ajudem a recuperação da natureza e na preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.
  • Direito Jurídico: Oferecer aconselhamento jurídico ou suporte a seus associados que tenham sido vítimas de intolerância religiosa e/ou que estejam interessados em legalizar seus templos, covens, clãs, grupos ou círculos, além de fomentar a defesa dos direitos humanos fundamentais.
  • Sociedade Civil: Contribuir da melhor forma possível com as ações dos governos municipal, estadual e federal, que envolva o bem-estar da sociedade civil como um todo.
  • Quanto a religião Wicca e sua comunidade: a) Preservação dos conhecimentos e práticas religiosas das diversas tradições existentes na religião Wicca; b) Coletar informações cadastrais qualitativas e quantitativas dos membros associados e seguidores da Wicca que auxiliem na criação de um banco de dados que ajude a traçar um retrato mais preciso da religião Wicca no Brasil; c) Participar de iniciativas e programas que promovam o diálogo inter-religioso, assim como, incentivar a comunidade wiccana a participar de movimentos que combatam a discriminação, o preconceito e a intolerância; d) Incentivar e/ou promover a realização e a divulgação de quaisquer eventos que auxiliem na preservação da cultura e da religiosidade wiccana; h) Representar junto aos órgãos competentes a comunidade wiccana, contra a veiculação de mensagens ou propagandas, em qualquer meio de comunicação, cujo conteúdo seja difamatório, desrespeitoso, ou que incite preconceito, discriminação ou ódio contra os valores espirituais da religião Wicca. Dentre outras.

No ano de 2009, através do sacerdote Og Sperle, a UWB efetivou a sua participação junto a CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, vindo a se tornar membro ativo no ano 2010.

No ano de 2012, a UWB foi convidade para representar a religião Wicca dentro do grupo inter-religioso chamado "Religiões por Direitos" e do "MIR - Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro".

Participando de várias atividades em defesa da liberdade religiosa, a UWB hoje possui presença garantida nas caminhadas organizadas em todo país sobre o tema “Liberdade Religiosa”, além dos diálogos inter-religiosos.

UWB na Rio +20[editar | editar código-fonte]

A religião Wicca, através da UWB, participou ativamente da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), realizada na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2012. Durante a abertura oficial do complexo de tendas chamado “Religiões por Direitos”, que fazia parte do território da Cúpula dos Povos na Rio+20, no dia 15 de julho, o sacerdote Og Sperle, presidente da União Wicca do Brasil, realizou o ritual de abertura do evento. Evento este que marcou de forma positiva a presença do paganismo, da religiões minoritárias e principalmente da Wicca nas causas e preocupações com o futuro ambiental do planeta e da sustentabilidade.

Durante todo o evento Rio+20, a UWB esteve presente participando de diálogos inter-religiosos e das mesas de convergências que tratavam de temas como o papel da religião na preservação ambiental e sustentabilidade.

Participação da UWB na CCIR[editar | editar código-fonte]

A participação da UWB dentro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa tem sido fundamental para fazer com que muitos bruxos e bruxas saiam dos armários e se mostrem à sociedade. Não por não terem medo das consequências desta exposição, mas por saberem que estão amparados pela lei e que fazem parte de um todo que vem lutando por esta liberdade reconhecida de fato e de direito.

Referências

  1. Diário Oficial do Rio de Janeiro
  2. Informações retiradas do Estatuto Social da União Wicca do Brasil

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Wicca é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.