Usuário:Vicentedeaguiar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Línguas do usuário
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-2 This user has intermediate knowledge of English.
Utilizadores por língua
Este editor é novato.


Este editor é brasileiro e/ou vive no Brasil.


Este usuário gosta de melhorar a qualidade de artigos




Este editor tem interesse em contribuir em artigos sobre Tecnologias de informação.


Este usuário contribui usando Linux
Este usuário é um Estudante de Pós-Graduação.



Este editor é um educador.


Vicente Aguiar

Doutorando e pesquisador do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia - NPGA/UFBA.

  • Linha de pesquisa: Trabalho, organização e conflitos em comunidades on-line de produção por pares.
  • e-mail: vmaguiar@ufba.br
  • Google Talk: vicenteaguiar@gmail.com
  • Página da pesquisa: https://wiki.dcc.ufba.br/PesquisaAdm

Nesse momento, busco a colaboração dos integrantes da comunidade lusófona, pois estou pesquisando sobre a Wikipédia numa tese de Doutorado em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A proposta geral do meu trabalho de pesquisa é examinar as especificidades da natureza do trabalho e organização adotado por colaboradores em duas comunidades onlines para compreender como esse tipo de trabalho voluntário impacta na viabilidade dos processos de produção por pares, mediados pela internet, de produtos licenciados como livres. A primeira etapa desse projeto de pesquisa em administração, iniciou em 2006, na minha dissertação de mestrado, analisando a comunidade do projeto do software livre GNOME e, nesse ano de 2015, analisaremos a Wikipédia Lusófona por meio de um projeto de Doutorado, ambos em Administração.

Nessa etapa da pesquisa com Wikipédia, o objetivo é aprofundar o entendimento sobre o processo de produção por pares, aberto e não formalizado contratualmente da comunidade lusófona. Além disso, a nossa proposta é analisar a natureza do trabalho adotado pelos wikipedistas, ao longo do processo de produção de verbetes, e os impactos dessa lógica e possíveis conflitos de trabalho no entendimento de um sistema de dádiva mediado pela internet. Dessa forma, ressalto que esse trabalho acadêmico visa também aprofundar e dar continuidade aos trabalhos acadêmicos elaborados, inicialmente, pelo Pietro Roveri (2008) e pela Telma Johnson (2009) e, com isso, espero também contribuir ainda mais na aproximação entre acadêmicos e a Wikipédia.

Para quem estiver disposto a colaborar é só entrar em contato por email. Nossa proposta é que essa colaboração aconteça por meio de uma entrevista no formato de questionário, realizada via e-mail, que não deve durar mais que 20 minutos para ser respondido. São algumas perguntas abertas sobre às características da organização, conflitos, além de motivações e o trabalho dos wikipedistas lusófonos. Desde já, sou grato pela atenção e colaborações de toda comunidade.