VBScript

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Microsoft VBscript
Ficheiro:VBSccript file format icon.png
Surgido em 1996
Última versão 5.8
Criado por Microsoft
Estilo de tipagem: Windows Script Host, Active Server Pages

VBScript (acrônimo de Microsoft Visual Basic Scripting Edition) é um sub-sistema do Visual Basic usado em Active Server Pages e em Windows Scripting Hosts como uma linguagem de aplicação universal (general-purpose).

O VBScript é frequentemente usado em substituição aos arquivos de lote do DOS. VBScript usa o Component Object Model para acessar os elementos do ambiente no qual ele está sendo executado; por exemplo, o FileSystemObject (FSO) é usado para criar, ler, atualizar e excluir arquivos.

VBScript foi instalado por padrão em todas as versões desktop do Microsoft Windows desde o Windows 98, Windows Server desde o Windows NT 4.0 Option Pack.

VBScript é interpretado por um script engine, seja um ASP num ambiente web, wscript.exe num ambiente Windows, ou cscript.exe num ambiente de linha de comando.

Os arquivos VBscript têm normalmente a extensão .vbs.

Se o Windows Scripting Host estiver corretamente instalado e ativo, o programa é executado assim que se clica duas vezes no ícone do arquivo.

A versão VBScript implementada no Internet Explorer é muito semelhante em funções ao JavaScript: tem um interpretador que processa código embutido em HTML, e por si próprio não pode criar aplicações stand-alone.

Exemplo de programa "Olá Mundo"[editar | editar código-fonte]

Exemplo de um programa ('hello.vbs'):

MsgBox "Olá, Mundo!"


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros