Basílio III de Moscou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vassili III da Rússia)
Basílio III
Basílio III de Moscou
Grão-Príncipe de Moscou
Reinado 6 de novembro de 1505
a 3 de dezembro de 1533
Coroação 14 de abril de 1502
Antecessor(a) Ivã III
Sucessor(a) Ivã IV
 
Nascimento 25 de março de 1479
Morte 3 de dezembro de 1533 (54 anos)
  Moscou, Moscou
Sepultado em Catedral do Arcanjo São Miguel, Moscou, Rússia
Nome completo Basílio Ivanovich
Esposas Solomonia Saburova
Helena Glinskaia
Descendência Ivã IV da Rússia
Iuri de Uglich
Casa Rurique
Pai Ivã III de Moscou
Mãe Sofia Paleóloga
Religião Igreja Ortodoxa Russa

Basílio III (25 de março de 14793 de dezembro de 1533) foi o Grão-Príncipe de Moscou de 1505 até sua morte.[1][2] Era filho do grão-príncipe Ivã III e sua segunda esposa Sofia Paleóloga.

Aos poucos, a política do príncipe foi se assemelhando à de seu pai, pois estava centrada na concentração de poder e na unificação das terras russas. Em 1510, ele anexa a república de Pskov. Aproximadamente trezentas famílias da cidade supostamente hostis a Basílio são expulsas de seus lares e deportadas para os Urais. Foi a mesma política adotada por Ivan III em Novgorod durante a invasão de 1478. Em 1517, a cidade de Riazan é anexada.

O reinado de Basílio ficou marcado por duas guerras contra a Comunidade polaco-lituana. Em 1507, Vassili III rompe a trégua estabelecida por Ivan III em 1503. O lituano Miguel Glinski se revolta contra o novo rei Sigismundo I e requisita ajuda do soberano russo. Sigismundo consegue repelir as tropas moscovitas e expulsar Glinski. Um tratado de paz é assinado em 1508.

A guerra recomeça em novembro de 1512 e, desta vez, tem como principal terreno de conflitos a região de Smolensk. Por três vezes, Basílio sitia a cidade, que se rende em julho de 1514. O exército polaco-lituano obtém uma grande vitória em Orsza em setembro deste mesmo ano, mas Smolensk não é reconquistada. Uma trégua de cinco anos é assinada em 1522, sendo prolongada por seis anos em 1526, e por mais um ano em 1532. O grão-duque moscovita morreria antes do recomeço da guerra.

Durante o reinado de Ivan III, o grão-duque de Moscou estava aliado ao Canato da Crimeia. Com a chegada de Basílio III ao poder, o cã Mengli Girai rompe a aliança por causa da rivalidade pela possessão de Kazan, anexada pela Rússia em 1487. A Crimeia se alia então com a Lituânia. Os tártaros lançam ataques surpresa sobre a Rússia e Vassili III se vê obrigado a reforçar suas fronteiras ao sul. Ele envia então regimentos de sentinelas e promove a construção de fortes: Zaraïsk, Tula e Kaluga.

Basílio III fortalece seus poderes de soberano, punindo os boiardos descontentes com suas políticas. O metropolita Varlaam, que ousou exprimir suas preocupações, é deposto de seu cargo e enviado para um monastério. Seu sucessor, Daniel, seria mais resignado. Após vinte anos de casamento, Basílio III decide se divorciar de sua primeira esposa, Solomonia Saburova, devido a sua esterilidade. Casa-se então com Helena Glinskaia (sobrinha de Miguel Glinski), que seria a mãe de Ivan IV. Os patriarcas ortodoxos condenaram tal casamento.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Basílio III de Moscou

Referências

  1. Dvornik, Francis (1962). The Slavs in European History and Civilization (em inglês). New Brunswick: Rutgers University Press. p. 557 
  2. Inc, Encyclopaedia Britannica (2010). Encyclopaedia Britannica Almanac 2010 (em inglês). Londres: Encyclopaedia Britannica, Inc. p. 494 
Basílio III de Moscou
Casa de Rurique
25 de março de 1479 – 3 de dezembro de 1533
Precedido por
Ivã III

Grão-Príncipe de Moscou
6 de novembro de 1505 – 3 de dezembro de 1533
Sucedido por
Ivã IV
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.