Veranico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O veranico ou veranito é um fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil. Consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso (25-35 graus centígrados), forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou em pleno inverno. Sua ocorrência está sempre associada a presença de massas de ar seco e quente, formadas por sistemas de alta pressão atmosférica, cujo movimento de ar subsidente dificulta a formação e desenvolvimento de nuvens. Quando ocorre após os primeiros dias invernais de abril, no Brasil, é chamado de veranico de maio.[1] Para ser considerado veranico, é necessária uma duração mínima de quatro dias,[2] às vezes prolongada a várias semanas. O termo "veranico" também pode se referir a um verão ameno.

O veranico, especialmente sua característica de secura, é altamente prejudicial à agricultura, e sua ocorrência frequente no Rio Grande do Sul, outrora o grande produtor brasileiro de soja, incentivou o deslocamento do cultivo desta planta à Região centro-oeste do Brasil, com especial destaque a Mato Grosso, onde a precipitação estival é mais regular.

Em Portugal, tem o nome de verão de são Martinho e ocorre por volta de finais de Outubro e inícios de Novembro.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Veranico" é um diminutivo irregular de "verão".[3]

Citações na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A tradução de "veranico" para a língua inglesa, indian summer, é o título de uma canção da banda estadunidense de roque The Doors gravada em 1966 e lançada em 1970, no disco Morrison Hotel.[4] Também é o título de um filme estadunidense de 1993, Indian Summer.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 764.
  2. Agritempo. Agritempo - Enciclopédia. Visitado em 15 de Maio de 2009.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 764.
  4. Letras.mus.br. Disponível em http://letras.mus.br/the-doors/138645/traducao.html. Acesso em 15 de novembro de 2014.f