Vernáculo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Vernáculo.

Vernáculo é o nome que se dá ao idioma próprio de um país, de uma nação ou região; é a língua nacional. Vernáculo é utilizado sempre para designar o idioma puro, utilizado tanto no falar, como no escrever; sem utilizar palavras de idiomas estrangeiros (estrangeirismos).

Esse termo – oriundo do latim vernaculum – era utilizado para designar os escravos que nasciam na casa do seu patrão, isto é, pertenciam a uma região específica.

Língua vernacular e língua litúrgica[editar | editar código-fonte]

Pode-se entender uma língua vernacular contrastando-a à uma língua litúrgica. A Reforma Protestante pregava a leitura vernacular da Bíblia e de outros escritos religiosos, em detrimento da leitura ortodoxa da Igreja. Já a igreja católica romana só permitiu o uso de línguas vernáculas em suas liturgias a partir da década de 1960, com o Concílio Vaticano II.

Atualmente a expressão vernacular tem sido usada em publicações nas quais se busca reproduzir a linguagem coloquial da classe média ou trabalhadora. Em alguns casos, isto significa a inclusão de gírias ou de expressões coloquiais regionais.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.