Versalhes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Esta página é sobre a cidade francesa. Se procura outros significados da palavra Versalles, consulte Versailles (desambiguação).
Versalhes

Ville de Versailles

  Comuna francesa França  
Símbolos
Brasão de armas de Versalhes
Brasão de armas
Gentílico versalhês
Localização
País  França
Região Ilha de França
Departamento Yvelines
Administração
Prefeito François de Mazières
Características geográficas
Área total 26,18 km²
População total (2018) [1] 87 253 hab.
Densidade 3 332,8 hab./km²
Código Postal 78000
Código INSEE 78646
Sítio Versailles.fr
Versalhes.

Versalhes é uma cidade no departamento de Yvelines, região de Île-de-France. Cidade artificial, criada a partir do zero por vontade do rei Louis XIV, Versalhes foi a sede do poder político durante um século, entre 1682 e 1789, antes de se tornar o berço da Revolução. Depois de perder o seu estatuto como "cidade real", torna-se a capital de um departamento, o Seine-et-Oise, em 1790, depois o Yvelines em 1968 e um bispado. É hoje uma cidade de sectores residenciais e de serviços como subúrbio de Paris, mais conhecida pelo seu castelo, o famoso palácio de Versalhes, seus jardins, museus nacionais, estão na lista do património mundial da UNESCO e são destino turístico de primeiro plano.

Os seus habitantes são chamados versalheses.

Geografia

A cidade de Versalhes está nove a dez quilômetros a sudoeste de Paris. As comunidades vizinhas são Vaucresson, Marnes-la-Coquette et Ville-d'Avray a nordeste (todos os três municípios de Hauts-de-Seine), Viroflay a leste, Vélizy-Villacoublay e Jouy-en-Josas a sudoeste, Buc ao sul, Guyancourt ao sudoeste, Saint-Cyr-l'École a oeste, Bailly e Rocquencourt a noroeste e Le Chesnay ao norte.

Educação

Ver também

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Versailles
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

c