Virginia City (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Virginia City
Virginia City (PT)
Caravana de Ouro (BR)
 Estados Unidos
1940 • p&b • 121 min 
Direção Michael Curtiz
Roteiro Robert Buckner
Elenco Errol Flynn
Randolph Scott
Rosemary Clooney
Humphrey Bogart
Frank McHugh
Género faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Virginia City (Caravana de Ouro (título no Brasil) ou Virginia City (título em Portugal))[1] [2] é um filme estadunidense de 1940, do gênero faroeste, dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Errol Flynn e Randolph Scott.

Apesar de ser reconhecido como um marcante representante do cinema western e que revitalizou o gênero, Caravana de ouro não foi indicado para nenhum Oscar. Mas sua bilheteria elevada lhe serviu de prêmio, contudo. Miriam Hopkins substitui Olivia de Havilland, o tradicional par romântico de Flynn que desta vez não quis atuar ao lado do ator.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Virgínia City, Nevada, nos anos de 1867-8.

A história ocorre em 1864, durante a Guerra de Secessão estadunidense. Um capitão nortista, Bradford, encontra-se preso em Richmond, Virgínia. Seu carcereiro é um capitão sulista, de nome Vance Irby. Bradford e dois companheiros conseguem fugir e contam aos seus superiores sobre os rumores de um grande transporte de ouro que estaria sendo preparado por mineradores de Nevada para ajudarem os Confederados a continuarem a Guerra. Bradford é enviado à Virginia City, no condado de Storey em Nevada, e se reencontra com Irby. O oficial nortista logo percebe que seu antigo carcereiro é quem está secretamente comandando o transporte do ouro e tenta impedir a saída dele da cidade. Mas Irby faz um acordo com o chefe bandoleiro John Murrell e este ataca as tropas nortistas, distraindo-as até que o capitão confederado consiga deixar Virgínia com dez carroções carregados de barras de ouro em direção ao Texas. Mas Bradford não desiste e parte no encalço da caravana. Além de Bradford, Irby terá que enfrentar uma emboscada preparada por Murrell e seus bandoleiros, que querem roubar a caravana.

O ponto importante é que tanto Irby quanto Bradford são cavalheiros, dotados de elevada ética e o espectador termina por torcer por ambos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Errol Flynn .... capitão Kerry Bradford
Miriam Hopkins .... Julia Hayne
Randolph Scott .... capitão Vance Irby
Humphrey Bogart .... John Murrell
Frank McHugh .... Mr. Upjohn
Monte Montague .... Cocheiro (não-creditado)
Walter Miller .... Sargento (não-creditado)
Lane Chandler .... Não-creditado)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.