WHPVA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A World Human Powered Vehicles Association, conhecida sobre as suas siglas em inglês WHPVA (tradução ao português: Associação Mundial de Veículos de Propulsão Humana) é uma federação internacional de associações que promovem o desenvolvimento de veículos de tração humana e organiza eventos desportivos. Conquanto a maior parte de seu trabalho relaciona-se com o desenvolvimento da bicicleta (particularmente a reclinada, por ser a mais veloz), também promove a investigação em embarcações e aviões ou dirigíveis de propulsão humana. Até o ano 2008, seu nome oficial era International Human Powered Vehicles Association ou IHPVA.

História[editar | editar código-fonte]

A origem da organização remonta-se ao ano 1976,[1] quando foi fundada a International Human Powered Vehicles Association (IHPVA) por ciclistas estadounidenses disconformes com as estritas regras da UCI que somente permitem a participação de bicicletas tradicionais nas competições oficiais. Ao princípio centrou-se na obtenção de novos recordes mundiais, destacando-se o recorde de velocidade, medido no esprint de 200 metros, e o recorde da hora, mas a partir da crescente popularidade destes veículos as suas actividades foram-se diversificando. Em 1995, organizou-se a primeira Copa Mundial de Veículos de Tracção Humana.

Em suas primeiras duas décadas de existência a IHPVA era uma associação que funcionava baixo as leis dos Estados Unidas e aceitava sócios individuais. Em 1997 foi reorganizar: Sobre as siglas IHPVA começou a funcionar como organização internacional, com as federações nacionais como membros. Em mudança, a associação estadounidense adoptou o nome HPVA.

No ano 2004, conflitos entre a HPVA e a dirigência da IHPVA levaram a uma divisão. A partir de 2008, a HPVA começou a usar o nome IHPVA, aceitando novamente sócios internacionais, tanto pessoas individuais como clubes. Em consequência, a IHPVA original em 2009 adoptou o nome actual World Human Powered Vehicles Association.[1] Ambas confederações seguem em conflito: mantêm a sua própria lista de recordes mundiais e organizam os seus próprios eventos internationales. Enquanto a WHPVA organiza as Copa Mundiais, a IHPVA organiza um evento chamado World Human Powered Speed Challenge.

Membros locais da WHPVA[editar | editar código-fonte]

As seguintes associações locais são membros da WHPVA:

Copa Mundiais[editar | editar código-fonte]

Anualmente, uma associação local com associação na WHPVA organiza a copa mundial. Esta se compõe de diferentes corridas entre diferentes tipos de veículos de tracção humana.

Terrestre[editar | editar código-fonte]

Na categoria de veículos terrestres, a qual agrupa principalmente as bicicletas e triciclos, as corridas mais populares nas copa mundiais são o sprint de 200 metros e o circuito em estrada. Os participantes competem em categorias de acordo com o seu sexo, idade e ao tipo de bicicleta (recoberta, semi-recoberta ou não recoberta).

Ano Lugar País
1995 Lelystad Países Baixos
1999 Interlaken Suíça
2001 Brighton Reino Unido
2002 Brantford Canadá
2003 Friedrichshafen Alemanha
2004 Lelystad Países Baixos
2005 vários Dinamarca
2006 Allegre França
2007 vários Bélgica
2008 Bentwaters Park Reino Unido
2009 Tilburg Países Baixos
2010 Jersey Reino Unido
2011 Monza Itália
2012 Fowlmead Country Park, Sholden Reino Unido
2013 Ler Alemanha
2014 Saône (Doubs) França
2015 Maasmechelen Bélgica
2016 Amsterdã[2] Países Baixos
Fonte: HPV Germany[3]

Veículos aquáticos[editar | editar código-fonte]

Ano Lugar País
1999 Interlaken Suíça
2004 Wörthersee Austrália
2007 Rostock Alemanha
2013 Ler Alemanha
Fonte: HPV Germany[3]

Outros eventos[editar | editar código-fonte]

Ano Lugar País Tipo de veículos
1999 Lindstrom Estados Unidos Veículos sobre gelo
Fonte: HPV Germany[3]

Recordes oficiais[editar | editar código-fonte]

A WHPVA mantém uma listagem oficial de recordes mundiais[4] em quatro categorias principais de veículos: terrestres, aquáticos, submarinos e aéreos, e elabora e mantém o regulamento sobre o qual são reconhecidos estes recordes. A diferença da UCI, permite todo o tipo de modificações nos veículos incluindo um quadro recoberto aerodinâmico. Por tais razões, os recordes mundiais medidos por esta associação superam amplamente aos medidos pela UCI. Por exemplo, o recorde da hora segundo a WHPVA é de 91,55 km/h,[5] enquanto segundo a UCI é somente de 51,852 km/h.[6]

Referências

  1. a b «History». Consultado em 31 de maio de 2015  História da WHPVA
  2. Anúncio em ligfiets.net (em holandês)
  3. a b c «Weltmeisterschaften». Consultado em 31 de maio de 2015  Website da federação alemã Hpv.org
  4. Competition, Recordes e regulamento no lugar site da WHPVA
  5. Land, Secção para veículos terrestres, Recordes mundiais oficiais segundo a WHPVA
  6. Marca (ed.). «Brändle bate o recorde da hora com um registro de 51,850 quilómetros». Consultado em 30 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]