Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Antes do Baile Verde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Presépio (1750), por Francesco Londonio. O nascimento de Jesus é metaforizado em Natal na Barca, um dos contos de Antes do Baile Verde
Presépio (1750), por Francesco Londonio. O nascimento de Jesus é metaforizado em Natal na Barca, um dos contos de Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde é uma obra de contos brasileira escrita por Lygia Fagundes Telles e publicada originalmente pela Editora Bloch em 1970. É considerada uma das publicações mais relevantes da autora, a qual iniciou a consagração de sua carreira na década de 1970. O livro agrupa contos contemporâneos realistas de caráter intimista, refletindo características da terceira geração modernista e do Concretismo.

Composto por dezoito contos, escritos entre 1949 e 1969, o livro trata de temas como o adultério, a insatisfação conjugal, a loucura e a desmistificação dos papéis familiares, com personagens oriundas de famílias urbanas brasileiras de classe média que escondem dramas e conflitos. Antes do Baile Verde foi distribuída na gestão de Emílio Garrastazu Médici, durante a ditadura militar, e, logo após sua publicação, conseguiu o Grande Prêmio Internacional Feminino para Contos Estrangeiros.

A obra contista consolidou a carreira da escritora, lhe rendendo o Prêmio Guimarães Rosa em 1972 e o Prêmio Coelho Neto em 1973. Além desta, outros contos de Lygia a possibilitaram ser escolhida para a cadeira de número dezesseis da Academia Brasileira de Letras, fundada por Gregório de Matos. Em 1993, O Moço do Saxofone, um dos contos de Antes do Baile Verde, foi adaptado para a televisão em um episódio da série Retrato de Mulher. (leia mais...)