Wild in the Streets (filme de 1968)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wild in the Streets
O Grito da Liberdade (PT)
 Estados Unidos
1968 • cor • 94 min 
Direção Barry Shear
Produção Samuel Z. Arkoff
James H. Nicholson
Roteiro Robert Thom
Elenco Christopher Jones
Hal Holbrook
Shelley Winters
Idioma inglês
Música Barry Mann
Cynthia Weil
Les Baxter
Guy Hemric
Estúdio American International Pictures
Página no IMDb (em inglês)

Wild in the Streets é um filme estadounidense de 1968 com Christopher Jones, Hal Holbrook e Shelley Winters, produzido pela American International Pictures e baseada num conto do escritor Robert Thom.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Wild in the Streets foi lançado em 1968, sendo uma reductio ad absurdum de alguns temas em discussão na altura nos EUA, um ano eleitoral marcado por grandes controvérsias - a Guerra do Vietname, os direitos civis, motins, assassínios (como o de Robert Kennedy) e a contestação juvenil (que anos antes havia lançado o slogan "Não confiem em ninguém com mais de 30 anos"). O conto original, publicado numa revista como "The Day it All Happened, Baby!", foi expandido pelo autor e publicado em livro pela Pyramid Books.

A banda sonora do filme também teve sucesso, e a canção "Shape of Things to Come" (escrita pelos compositores Barry Mann e Cynthia Weil e executada pela banda - fictícia - Max Frost and the Troopers) atingiu o lugar 22 na US Billboard Charts.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Christopher Jones faz o papel de Max Frost, cantor de rock, que vive numa mansão em Los Angeles com a sua banda, os Troopers.

Quando Johnny Fergus, um candidato ao Senado, com um programa de baixar a idade de voto dos 21 para os 18 anos, o convida para tocar num seu comicio, os Troopers comparecem - mas Max surpreende toda a gente exigindo que a idade de voto seja reduzida para 14, e acaba o espetáculo com uma canção improvisada, "Fourteen Or Fight!", apelando a uma manifestação.

Milhares de jovens passam à acção e eclodem protestos em várias cidade dos Estados Unidos. Os conselheiros de Fergus aconselham-no a se dissociar de Frost, mas em vez disso ele aceita apoiar os protestos, se Max e o seu grupo aceitarem uma redução para 15 anos, respeitarem a lei e apelaram aos manifestantes para dispersarem pacificamente. Max concorda e os dois aparecem na televsão com o slogan menos ofensivo "Fifteen and Ready".

Ao fim de dias, e na sequências das manifestações, a maior parte dos Estados concorda em baixar a idade eleitoral para 15 anos, e Max Froost e os Troopers fazem campanha por Fergus, que tem uma vitória esmagadora, sendo eleito senador. Fergus espera que Max e os seus apoiantes abandonem a actividde politica, mas em vez disso envolvem-se cada vez mais nela. Quando o congressista do distrito onde resida Sally LeRoy, a namorada de Max Frost, morre, Sally (a única pessoa do grupo com idade para ser candidata) entra na eleição especial para o substituir e ganha, com os votos dos novos eleitores adolescentes.

A primeira proposta que Sally apresenta no congresso é uma emende constitucional reduzindo a idade para exercer cargos políticos - para 14 anos, e a campanha "Fourteen or Fight!" entra numa nova fase. Uma sessão conjunta do Congresso é convocada e os Troopers (a que se juntou Jimmy Fergus, filho de John Fergus) conseguem ganhar a votação misturando LSD na água de Washington.

Perante o poder e a revolta dos jovens, a "Velha Guarda" (isto é, aqueles com mais de 30 anos) pedem a Max para se candidatar à presidência, esperando com isso poder controlar o movimento. Max aceita e candidata-se pelo Partido Republicano, mas após ser eleito volta-se de novo para os seus antigos aliados. É instituida a reforma obrigatória aos 30 anos, e aqueles com mais de 35 são detidos, enviados para "campos de reeducação" e sedados com LSD. Fergus tenta dissuadir Max contactando os seus pais (com quem ele cortou relações) e, depois, tenta assassiná-lo. Falhando, tenta fugir com o resto da sua familia, mas logo são capturados.

Com a juventude no controle dos EUA, e com revoluções similares a eclodirem em outros países, Max retira as Forças Armadas norte-americanas do resto do mundo (passando a usá-las na prática como a "policia da idade", para deter e enviar para os campos os maiores de 35), põe computadores e crianças-prodígio a gerir a economia, e dissolve o FBI e o Serviço Secreto.

No entanto, na cena final um novo conflito de gerações começa a aparecer...

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Cristopher Jones .... Max "Frost" Flatow Jr. (Max)
  • Shelley Winters .... Mrs. Daphne Flatow (mãe de Max)
  • Diane Varsi .... Sally LeRoy
  • Hal Holbrook .... Johnny Fergus
  • Millie Perkins .... Mary Fergus
  • Richard Pryor .... Stanley X (baterista dos Troopers)
  • Bert Freed .... Max Jacob Flatow Sr. (pai de Max)
  • Kevin Coughlin .... Billy Cage (guitarrista dos Troopers, e advogado com 15 anos)
  • Larry Bishop .... Abraham "The Hook" Salteen (baixista dos Troopers)
  • Michael Margotta .... Jimmy Fergus
  • Ed Begley .... Senador Allbright