Yeonpyeong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Yeonpyeong (연평도)
Inchon islands 2.svg
Localização de Yeonpyeong, identificada com o número 3, a azul escuro
Geografia física
País  Coreia do Sul
Localização Mar Amarelo
Área 7,01  km²
Geografia humana
População 1176 (1999)

Yeonpyeong (em coreano: 연평도) é uma ilha, junto a um grupo de outras pequenas ilhas, da Coreia do Sul, situada no Mar Amarelo, a cerca de 80 km a oeste de Inchon, a cidade sul-coreana peninsular mais próxima; e a uns 12 km da costa da província de Hwanghae, na Coreia do Norte. A ilha principal, além do nome de Yeonpyeong, também recebe o da ilha de Daeyeonpyeong. Tem área de 7,01 km², e 1176 habitantes (ano 1999). A outra ilha habitada é Soyeonpyeong, com reduzida população, e área de 0,24 km².

O conjunto de ilhas forma o distrito de Yeonpyeong-myeon, dentro do condado (Gun) de Ongjin, na cidade metropolitana de Inchon.

Yeonpyeong fica bem perto da fronteira marítima entre as duas Coreias, e também está mais próxima da costa da Coreia do Norte que da da Coreia do Sul. Devido à usa situação geográfica, e à riqueza pesqueira das suas águas, é um dos locais de maior tensão entre os governos de ambos os estados. A Coreia do Sul tem estabelecidos 1000 soldados na ilha, e têm ocorrido alguns confrontos navais, em 1999 e em 2002.[1]

Em 23 de novembro de 2010, o exército da Coreia do Norte bombardeou Yeonpyeong, com dezenas de projécteis que atingiram a ilha e as águas próximas. Como resultado vários civis ficaram feridos, e pelo menos dois soldados e dois civis sul-coreanos morreram,[2] no que é considerado um dos mais graves confrontos após a Guerra da Coreia na década de 1950.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Yeonpyeong