Yvonne Strahovski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yvonne Strahovski
Yvonne Strahovski no Festival de Toronto (2011)
Nome completo Yvonne Strzechowski
Apelido(s) Strahotski
Nascimento 30 de Julho de 1982 (32 anos)
Werrington Downs, Sydney
Nacionalidade Austrália Australiana
Ocupação Atriz e Dubladora
Atividade 2004 - presente
Outros prêmios
Atriz de TV de Ação
2010 - Chuck
IMDb: (inglês)


Yvonne Strahovski nome artístico de Yvonne Strzechowski (Sydney, 30 de julho de 1982) é uma atriz australiana. Conhecida por interpretar Sarah Walker na série Chuck, Hannah McKay na série Dexter e Kate Morgan na minissérie 24 Horas - Live Another Day .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Yvonne nasceu em Werrington Downs, subúrbio de Sydney, como Yvonne Strzechowski, ela adotou o nome artístico Yvonne Strahovski a pedido do produtor da série Chuck, Josh Schwartz, por ser mais fácil de pronunciar. Yvone estudou na escola secundária Santa Sabina College, em Strathfield, Sydney e se formou na prestigiada Escola de Artes Contemporâneas da Universidade de Western Sydney, em 2003.

Embora tenha nascido na Austrália, Yvonne é de origem polaca, como bem sugere seu nome, e fala fluentemente a língua, que chegou a empregar em uma cena de Chuck no episódio "Chuck Versus o Wookiee". É apaixonada por atuação, incluindo o teatro, arte para a qual também vem trabalhando como escritora.

Em 2008, Yvonne ficou na 24ª posição na lista da Revista Wizard, que elege as mulheres mais sexy da TV. Em 2009, ficou na 94ª posição na lista da revista Maxim que elege as cem mulheres mais sexy do mundo. E em maio de 2012, Strahovski ficou em 35ª posição em Maxim Hot 100, revista que elege todo ano as mulheres mais bonitas do mundo.

Yvonne namorou com o colega de profissão, o ator australiano, Matt Doran, entre 2006 e 2007. Yvonne namorou Tim Loden (2009 -2013). Yvonne namora Albert Frigone (2013 -Presente).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Estrelou uma série no canal 7 da Austrália que não teve vida longa, mas que foi o suficiente para alavancar a sua carreira e fazer com que protagonizasse um filme para televisão, assim como um drama no canal 9. Dois anos depois, conseguiu seu primeiro papel no cinema como "Sondra" em Gone, seguido pelo filme de suspense The Plex e The Canyon.

Yvonne enviou uma fita para o local da audição de Chuck, enquanto esperava a resposta de outros dois trabalhos. Ela foi chamada pelos produtores da série e em seguida fez os testes com o ator Zachary Levi que faz Chuck Bartowski. A química entre os dois era inegável e logo ela foi aprovada para o papel da agente da CIA Sarah Walker. Seis meses mais tarde ela se mudou para os Estados Unidos e foi lançada como a atriz principal de Chuck dois dias depois.

Yvonne trabalhou no jogo Mass Effect Galaxy, dublando a personagem Miranda Lawson. Ela voltou a dublar e também a emprestar sua aparência para a personagem na sequência do jogo, Mass Effect 2 que teve seu lançamento em 26 de janeiro de 2010 e Strahovski emprestou sua voz a Aya Brea na versão em Inglês do spinoff Parasite Eve, The 3rd Birthday, que foi lançado em março de 2011. Ela também apareceu em um esboço CollegeHumor em abril de 2011, parodiando os estilos de música de Katy Perry, Ke$ha e Lady Gaga. Em seguida a atriz se mostrou protetora dos animais, ela vestiu asas e auréola para participar de uma campanha da PETA em prol da adoção de bichinhos. Yvonne posou com seus dois cachorros adotados, Chazzle e Wilbur. Segundo o site Ecorazzi, a atriz afirmou que todos os cachorros são lindos, sejam eles de raça pura ou misturados. "Há algo como 7 ou 8 milhões de animais desabrigados, e metade dos cães são sacrificados. Isso é realmente triste. Eu venho para casa depois de um árduo dia de trabalho e olho os meus bichinhos alegres quando entro em casa. É um amor incondicional", disse ela.

Strahovski apareceu no filme de 2011 Os Especialistas, ao lado de Jason Statham, Clive Owen e Robert De Niro. Em maio de 2011, ela se juntou a comédia The Guilt Trip, ao lado de Seth Rogen e Barbra Streisand.

Em 2010, Strahovski recebeu o Teen Choice Award para Escolha Atriz de TV de Ação para Chuck, bem como uma nomeação para Spike Video Game Prêmios com Melhor Performance de uma mulher para Mass Effect 2. Em 2011, foi nomeada novamente para os Teen Choice Awards na escolha de Atriz de TV de ação. Em 2011, a revista Cosmopolitan (Austrália), emitido Strahovski no Fun Fearless Female do Ano, como a atriz de TV favorita.

Em novembro de 2011, ela foi lançada como o papel feminino principal em I, Frankenstein. Em junho de 2012 foi anunciado que Strahovski se juntaria ao elenco da sétima temporada de Dexter em que ela desempenhou o papel de Hannah McKay, uma mulher forte e independente, com um passado que ela lutava para colocar atrás dela.

Em 2014, participou da minissérie especial 24 Horas - Live Another Day, onde interpretou a agente da CIA, Kate Morgan , que tentava localizar o famoso fugitivo Jack Bauer.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Yvonne mudou-se para Los Angeles, apesar de voltar para Austrália para trabalhos em outros projetos. Ela reconheceu que um dos aspectos mais difíceis de se mudar para os EUA é estar a viver lá sem o apoio de familiares e amigos. Depois da sua carreira de sucesso os pais dela decidiram mudar-se para os EUA para estarem perto dela.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título Original Título (Brasil) Papel
2006 BlackJack: Dead Memory BlackJack: Dead Memory Belinda (para TV)
2007 Gone A Face Oculta do Mal Sondra
2008 The Plex The Plex Sarah
The Canyon [1] The Canyon Lori
2009 Persons of Interest Persons of Interest Lara (curta)
I Love You Too[2] [3] I Love You Too Alice
2010 Lego: The Adventures of Clutch Powers[4] Lego: The Adventures of Clutch Powers Peg Mooring (voz)
Matching Jack[5] Matching Jack Veronica
2011 The Killer Elite Os Especialistas Anne Frazer
2012 The Outback Outback (filme)[6] Miranda (voz)
The Guilt Trip Minha Mãe é uma Viagem Jessica
2013 I, Frankenstein Frankenstein - Entre Anjos e demônios
Séries
Ano Título Papel Notas
2004 Double the Fist Suzie 1 episódio
2005 - 2006 Headland Freya Lewis 33 episódios
2007 Sea Patrol Agente Fed. Martina Royce 1 episódio
2007 - 2012 Chuck Sarah Walker 91 episódios
Teen Choice Award for Choice TV Actress – Action
TV Guide Award for Favorite |Actress
TV Guide Award for Favorite Couple Who Have (compartilhado com Zachary Levi)
Indicado—Choice Awards|Teen Choice Award for Choice TV Actress – Action
2012 Dexter Hannah McKay Elenco fixo
2014 24 Horas - Live Another Day Kate Morgan Regular
Video games
Ano Título Papel Notas
2009 Mass Effect Galaxy Miranda Lawson Voz
2010 Mass Effect 2 Miranda Lawson Aparência e Voz
2011 The 3rd Birthday[7] Aya Brea Voz
2012 Mass Effect 3 Miranda Lawson Aparência e Voz

Referências

  1. First Look: Yvonne Strahovski in The Canyon ShockTillYouDrop.com. Página visitada em 02-11-2010.
  2. In Cinemas Now I Love You Too Movie. Página visitada em 02-11-2010.
  3. http://twitter.com/pjhelliar/status/22124833628
  4. LEGO: The Adventures of Clutch Powers at imdb imdb.com. Página visitada em 02-11-2010.
  5. The Australian Film Institute | 2010 Film Schedule Afi.org.au (2010-07-23). Página visitada em 2010-07-28.
  6. [1].
  7. Yvonne Strahovski will be in 'The 3rd Birthday' Twitter.. Página visitada em 2010-12-14.


Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • Yvonne Strahovski foi quem disse a última fala do seriado Chuck (em 27/01/2012), o qual ela protagonizou com Zachary Levi por quase 5 anos, dizendo: "Chuck... kiss me";
  • Em 2007, logo na primeira temporada de "Chuck", Yvonne trabalhou com o ator C.S. Lee (que interpretava o personagem Harry Tang), o mesmo está no elenco da série Dexter, qual era o novo trabalho televisivo da atriz. A estreia de Strahovski ocorreu na 7ª Temporada da série, que foi ao ar em outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Yvonne Strahovski