Škoda Yeti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Škoda Yeti
Škoda Yeti
Visão geral
Produção 2009–2017
Fabricante Škoda Auto
Montagem  Chéquia: Kvasiny
 Rússia: Nijni Novgorod[1]
 Índia: Aurangabade
 China: Yizheng
Cazaquistão: Öskemen
 Ucrânia: Solomonovo[2]
Modelo
Classe Crossover Segmento B
Carroceria SUV 5 portas
Designer Thomas Ingenlath
Ficha técnica
Motor Gasolina:
1.2 L I4 TSI
1.4 L I4 TSI
1.8 L I4 TSI
Diesel:
1.6 L I4 TDI
2.0 L I4 TDI
Plataforma Volkswagen Group A5 (PQ35)
Transmissão Manual de 5 velocidades
Manual de 6 velocidades
DSG automática de 6 velocidades
DSG automática de 7 velocidades
Layout Motor dianteiro, tração dianteira ou Motor dianteiro, tração nas quatro rodas
Modelos relacionados Škoda Octavia[3]
Dimensões
Comprimento 4.222 mm
Entre-eixos 2.578 mm
Largura 1.793 mm
Altura 1.691 mm
Cronologia
Škoda Roomster
Škoda Karoq
Škoda Kamiq

O Škoda Yeti (codinome Typ 5L)[4] é um crossover de segmento B produzido pela montadora tcheca Škoda Auto e apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2009, como a primeira entrada da montadora no mercado de SUVs.[5] Em 2009, o Yeti foi premiado como Carro Familiar do Ano pela revista Top Gear.[6]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Škoda Yeti pré-facelift (Reino Unido)
Interior

No Salão do Automóvel de Genebra de 2005, a Škoda revelou um carro-conceito na categoria SUV compacto, denominado Yeti e usando um único limpador de para-brisa vertical movendo-se horizontalmente por todo o vidro ou um porta-malas dividido horizontalmente, cuja parte inferior foi dividida em uma seção interna e outra externa para que duas bicicletas pudessem ser fixadas à seção externa rebaixada - recursos que não foram produzidos.

Quatro anos depois, a Škoda estreou a versão de produção do Yeti no Salão do Automóvel de Genebra de 2009. com dimensões compactas (comprimento: 4.223 mm; largura: 1.793 mm; distância entre eixos: 2.579 mm), o Yeti ofereceu uma configuração interior comercializada como VarioFlex com assentos inclináveis, reclináveis e rebatíveis de seu antecessor Škoda Roomster. Há três assentos separados com inclinação ajustável do encosto cobrindo uma faixa de 13,5°.

Os assentos externos do Yeti podem deslizar para frente e para trás; após a remoção do banco central, os bancos exteriores podem ser deslocados 80 mm em direção ao centro, criando assim mais espaço para dois passageiros traseiros – com a possibilidade de rebater o encosto e rebater todo o banco para a frente. Depois de os bancos terem sido rebatidos e para a frente, podem ser removidos.

Em comparação com o Roomster: a almofada do assento central foi reposicionada de modo a ficar 70 mm atrás em relação às almofadas exteriores (no Roomster é nivelada); a almofada do assento central é aproximadamente 35 mm mais comprida que a almofada do Roomster; após a remoção do assento central, os assentos externos podem ser movidos em direção ao centro em 80 mm (no Roomster em 110 mm).

O banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido para a frente, na posição horizontal, para permitir o transporte de objetos longos.[7] A sua capacidade de bagagem, auxiliada pelos bancos traseiros ‘VarioFlex’, varia entre 405 litros, até 1.760 litros quando os bancos traseiros são removidos.[5][8]

As ofertas de trem de força no Yeti incluíam uma variedade de motores de combustão interna, todos com quatro cilindros (I4), quatro tempos turboalimentados[5] e em conformidade com o padrão de emissões EU5.[9] Os motores a gasolina são todos com injeção de combustível e os motores a diesel são todos common rail (CR) com injeção direta turboalimentada (TDI) com filtro de partículas diesel (DPF).

A maioria dos motores era oferecida com transmissões manuais de seis velocidades. Uma manual de cinco velocidades foi reservada apenas para carros com tração dianteira e motor TDI de 81 kW. A caixa de câmbio Direct-Shift (DSG) de sete velocidades do Grupo Volkswagen era uma opção exclusiva para o 1.2 TSI, enquanto a caixa de câmbio Direct-Shift (DSG) de seis velocidades estava disponível para o motor diesel common rail de dois litros e 103 kW (140 cv).

As variantes de tração nas quatro rodas utilizavam a embreagem multiplaca Haldex Traction de quarta geração para transmitir a tração às rodas traseiras, e todos os layouts de tração incluem suspensão traseira multilink totalmente independente[9] vista pela primeira vez no Volkswagen Golf Mk5 para complementar a suspensão dianteira totalmente independente.[9] Os Yeti com tração integral apresentavam botão Off Road para mudar todos os sistemas de assistência para uma configuração off-road especial, por exemplo, o acelerador respondia com menos sensibilidade.

Um conjunto de funções Off-Road incluía também um controle de descida de ladeiras, que utilizava a freagem sensível para manter uma velocidade constante em descidas íngremes, independentemente de o veículo estar em alguma das marchas de uma a três, ré ou ponto morto.[10]

O Škoda Yeti foi premiado com uma classificação de segurança de cinco estrelas pelo Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros (Euro NCAP).[11][12] Pontuou 92% para proteção de ocupantes adultos nos testes de colisão frontal e lateral, 78% para proteção de ocupantes infantis e 46% no teste de segurança de pedestres. Ele também obteve 71% para o equipamento padrão de Assistência de Segurança, já que a linha vinha com lembretes de cinto de segurança para motorista/passageiro como padrão.[11]

Também incluía Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) com Sistema de Travagem Antibloqueio (ABS), Assistência Hidráulica à Travagem (HBA), Regulação Antiderrapagem (ASR) – que atualmente é equipamento padrão na maioria das variantes em toda a Europa e opcional em outras.[11] A proteção contra lesões cervicais no teste de impacto traseiro (chicotada) também foi boa.[11]

O Yeti pode ser encomendado com até 9 airbags (frontal duplo, tronco lateral dianteiro, tronco lateral traseiro, cortina lateral e airbag de joelho do motorista).[9]

Na maior parte da Europa, o Yeti estava disponível com três níveis de acabamento diferentes: Experience, Ambition e Track[4] (ou Active em alguns mercados). No entanto, no Reino Unido, estava disponível em cinco níveis de acabamento, E, S, SE, SE Plus e Elegance. Na Índia, estava disponível nas versões "Active", "Ambition" (também chamada de "Ambiente") e "Elegance".

Uma extensa lista de padrões e extras estava disponível, incl. faróis bi-xénon com AFS, sensores de proximidade dianteiros/traseiros, sistema automático de assistência ao estacionamento, sistema de monitorização da pressão dos pneus, sistema de navegação com grande tecla tátil a cores de 6,5” e disco rígido de 30 GB, bancos e espelhos ajustáveis eletricamente, sensor de chuva, bancos dianteiros aquecidos e um grande teto solar panorâmico inclinável/deslizante de duas peças.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2017, a Škoda Australia informou que uma atualização de software foi lançada pela VW para transmissões DSG para reduzir o desgaste nos conjuntos de dupla embreagem. Isto é conseguido desengatando automaticamente a embreagem sem aviso quando a temperatura da embreagem atinge os 200° C. Esta mudança de design também introduz uma resposta variável do acelerador com atraso e tremores na primeira marcha como "operação normal".

Facelift[editar | editar código-fonte]

Škoda Yeti com facelift
Comparação entre o Škoda Yeti pré-facelift e pós-facelift

Uma versão renovada do Yeti teve sua estreia oficial no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt em setembro de 2013. Após a reforma, o SUV compacto da Škoda estava disponível em duas versões de design mais curtas em apenas 1 mm em comparação com o modelo original: Yeti padrão e Yeti Outdoor robusto.

A principal diferença pode ser encontrada no formato do pára-choque dianteiro/traseiro; a versão Outdoor tinha peças expostas a potenciais danos causados pelo terreno (partes inferiores dos pára-choques, soleiras) com acabamento em preto, enquanto o Yeti "urbano" as tinha pintadas na cor da carroceria. Eles variaram também na oferta de designs de rodas e estofados. Ambas as versões poderiam ser encomendadas no acabamento topo de linha Laurin & Klement, o Yeti "urbano" também na versão de design esportivo "Monte Carlo".

A tecnologia também foi atualizada. A tração nas quatro rodas era movida pelo acoplamento multiplaca Haldex controlado eletro-hidraulicamente de quinta geração, localizado no eixo traseiro na mesma carcaça da transmissão final e do diferencial traseiro. O princípio de funcionamento era praticamente o mesmo da quarta geração usada no modelo anterior pré-facelift.

Houve uma mudança técnica na forma como a pressão do óleo era regulada na embreagem, ou seja, na comutação FWD. A pressão do óleo nos discos da embreagem foi, após o facelift, regulada por uma válvula centrífuga integrada na bomba de óleo elétrica axial de seis pistões. Comparado com a geração anterior, o sistema Haldex 5 era 1,4 kg mais leve (cerca de 6,6 kg sem óleo) e mais simples, pois não continha acumulador de pressão de óleo.

A linha de transmissão apresentava algumas novas combinações: DSG de sete velocidades com motor 1.6 TDI (atualmente com manual de cinco velocidades apenas para o GreenLine), tração dianteira com diesel de dois litros de 103 kW e manual de seis velocidades (atualmente apenas com tração integral ) e DSG de seis velocidades com motor diesel de dois litros de 125 kW e tração integral (até agora apenas manual de seis velocidades).

Quanto ao equipamento, o Yeti remodelado tornou-se o primeiro carro Škoda a oferecer uma câmara de estacionamento retrovisora. É ativado automaticamente quando a marcha-atrás é engatada: apresenta o espaço atrás do automóvel e indica a linha de condução, com base na largura do veículo. A lista de funcionalidades foi alargada, entre outras, pelo sistema sem chave para trancar/destrancar portas e arranque do motor (KESSY) e lanterna LED recarregável na bagageira.

A Škoda revelou o estudo de design do Yeti Xtreme no 33º GTI Treffen.

Referências

  1. «Skoda Yeti Now Assembled at GAZ Full Cycle». Wroom.ru. 6 de dezembro de 2012  Arquivado em 5 março 2016 no Wayback Machine
  2. «2012 Guide to assembly plants in Europe» (PDF). europe.automotivenews.com. Automotive News Europe 
  3. «ŠKODA YETI (2009–2018): First member of ŠKODA's popular SUV family». ŠKODA Storyboard 
  4. a b ETKA
  5. a b c «The new Škoda Yeti at the Geneva Motor Show». Škoda-Auto.com. Škoda Auto a.s. – comunicado de imprensa. 4 de março de 2009 
  6. Alex Vasile (11 de dezembro de 2009). «Skoda Gets Two Top Gear Awards». Autoevolution.com 
  7. «SKODA YETI 2015 1.G / 5L Owner's Manual». www.carmanualsonline.info 
  8. «The new Škoda Yeti – Comfort». Škoda-Auto.com. Škoda Auto a.s. 2009 
  9. a b c d «Škoda Yeti catalogue» (PDF). Škoda-Auto.com. Škoda Auto a.s. 2009. Cópia arquivada (PDF) em 6 de agosto de 2009 
  10. «2017 Skoda Yeti Redesign, Release Date». www.best2017suv.com 
  11. a b c d «Euro NCAP crash test results for Škoda Yeti». EuroNCAP.com. Euro NCAP. 2009 
  12. «The new Škoda Yeti – Safety». Škoda-Auto.com. Škoda Auto a.s. 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Škoda Yeti