Žilina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo time de futebol da cidade, veja MŠK Žilina.
Žilina
Coat of Arms of Žilina.svg
Brasão
Žilina Vlajka.svg
Bandeira
País Eslováquia
Região Žilina
Distrito Žilina
População 85 425 habitantes
Densidade 1067 hab/km²
Censo 2005
Área 80,03 km²
Altitude 342 metros
Latitude 49°13′22″N
Longitude 18°44′24″E
Map slovakia zilina.png

Žilina (em húngaro: Zsolna, em alemão: Sillein, em polonês/polaco: Żylina) é uma cidade do norte da Eslováquia, capital do distrito de Žilina, região de Žilina.

A cidade encontra-se entre as maiores do seu país, sendo considerada a terceira cidade do país em população. Nela fica a sede da Universidade de Žilina, com mais de 7000 alunos espalhados pelas suas várias faculdades.

Geologia[editar | editar código-fonte]

Encontra-se envolta por um grupo de montanhas, tornando-se a prática de esqui e outros desportos de neve comum nas imediações da cidade. A Bacia de Žilina é cercada pelas serras do Malá Fatra (Fatra Lesser), Strazovske vrchy (Strážov Hills), Súľovské vrchy (Sulov Hills), Javorníky e Kysucká Vrchovina (Kysuce Highlands).

Esporte[editar | editar código-fonte]

Na vertente desportiva destaque ainda para o seu clube de futebol MŠK Žilina, que logrou uma presença na extinta Taça UEFA (agora Liga Europa) na sua edição de 2008/2009 e outra na época 2010/2011 na UEFA Champions League.

A cidade dispõe de vários espaços de lazer e diversão noturna, principalmente na sua principal rua, a (Rua Marianske naméstie).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O clima é temperado continental, predominando verões relativamente quentes (com temperaturas por vezes superiores a 30º c) enquanto que os seus invernos são frios, sendo frequente a queda de neve, por vezes durante semanas seguidas. Žilina é um centro natural do noroeste da Eslováquia e com uma população de 84 604 habitantes (em 31 de Dezembro de 2010) formada por uma área de 80,03 km², é uma das maiores cidades da Eslováquia. Sua localização geográfica é 49 ° 15 'de latitude norte e 18 ° 45' de longitude leste e que se situa a uma altitude de 333 metros acima do nível do mar. Žilina está a 200 km da capital do país, Bratislava. Žilina está localizado no Vale do Rio Váh, na Bacia de Žilina, na confluência do Rio Váh com seus afluentes Rio Kysuca e Rio Rajčanka. O Rio Váh possui 16 usinas hidroelétricas, cuja construção começou na década de 1930. Além de Žilina, o rio atravessa várias outras cidades como: Liptovský Hrádok, Liptovský Mikuláš, Ružomberok, Vrútky, Bytča, Považská Bystrica, Púchov, Ilava, Dubnica nad Váhom, Nemšová, Trenčín, Nové Mesto nad Váhom, Piešťany, Hlohovec, Sereď, Šaľa, Kolárovo e Komárno.

Žilina é um centro importante, tanto na política, na cultura, no Esporte como na saúde pública. É a sede da nova Diocese Žilina, importante centro de negócios e portão de entrada turística na Região de Žilina. É sede das autoridades da Região Autônoma de Žilina, uma das oito regiões da Eslováquia, com uma área de 6.788 km² e com 697 502 habitantes (como em 31 de Dezembro de 2009).

Infra-Estrutura[editar | editar código-fonte]

A cidade possui uma central de autocarros (ônibus) e de comboios (trem), com ligações regulares, tanto nocturnas como diurnas a vários pontos do país. A ligação à capital Bratislava demora, por via férrea, menos de 2 horas e 30 minutos. A ligação à segunda cidade do País, Kosice, junto às fronteiras com a Hungria e com a Ucrânia, leva pela mesma via pouco mais de 3 horas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Eslováquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.